A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher), publicou na sexta-feira, 23, o primeiro Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Maringá 2026–2029. Aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Maringá, o documento estabelece diretrizes, metas e ações para a implementação de políticas públicas voltadas às mulheres no município nos próximos quatro anos.
Entre os principais temas do plano está o enfrentamento à violência contra as mulheres, com foco na prevenção, proteção, acolhimento e fortalecimento da rede de atendimento. O objetivo é ampliar o acesso a serviços especializados, integrar os órgãos públicos e desenvolver campanhas permanentes de conscientização. Clique aqui e confira a íntegra do documento (página 8).
De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Olga Agulhon, a definição de indicadores e o acompanhamento contínuo garante efetividade, transparência e aprimoramento da gestão. “O alinhamento entre o município e a população está baseado na construção coletiva e colaborativa para atender as reivindicações das mulheres”, afirmou.
Outro eixo central é o fomento ao protagonismo feminino, com ações voltadas à autonomia econômica, capacitação profissional, empreendedorismo e incentivo à participação das mulheres nos espaços sociais, políticos e econômicos, além da promoção do bem-estar físico e psicológico.
O plano também prevê o fortalecimento institucional das políticas para mulheres, com integração entre secretarias, qualificação da gestão pública e garantia da continuidade das ações no município. A participação social é destacada como elemento fundamental, por meio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e da atuação da sociedade civil, no acompanhamento e fiscalização das políticas públicas.
Como diretriz transversal, o documento estabelece a incorporação da perspectiva de gênero em todas as políticas públicas municipais, garantindo que programas e ações considerem os impactos específicos sobre as mulheres em diferentes contextos sociais e econômicos.

