A Prefeitura de Maringá intensifica nesta sexta-feira, 3, vistorias e limpeza em bocas de lobo. As equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizam a limpeza, que já ocorre diariamente, em diversos locais. Em alguns pontos, foram identificadas ligações clandestinas de imóveis. Nestes casos, os proprietários serão notificados pelo município.
Diariamente, as equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizam a limpeza e retirada de materiais, que são descartados irregularmente, chegam até as galerias e dificultam o escoamento da água. No ano passado, foram retiradas mais de 800 toneladas de resíduos e entulhos, desde recicláveis como plástico e garrafas até aparelhos eletrônicos como DVD.
O município também investe no planejamento técnico e criou uma comissão especial para estudo de alternativas e elaboração de propostas para melhoria e maior eficiência dos sistemas de drenagem em toda a cidade. A comissão envolve o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá, Instituto Ambiental de Maringá e as secretarias de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Obras e Urbanismo e Habitação.
A gestão municipal já realiza obras de drenagem em outros pontos da cidade, como na Rua Adolpho Contessotto, próximo ao Hospital Municipal, e na Avenida São Paulo, próximo à Praça do Avião – um investimento de mais de R$ 2,8 milhões – e segue com estudos para ampliar a capacidade da rede de drenagem da cidade.

