Inscrições para o concurso culinário ‘Raízes e Receitas Afro-Brasileiras’ seguem abertas até sexta, 14

Iniciativa celebra os sabores, as memórias e a ancestralidade afro-brasileira em Maringá

Saiba Já News, Notícias de Maringá e Região
Female hands holding a bowl of fajita, Mexican food

Sabores que contam histórias, aromas que despertam lembranças e receitas que atravessam gerações. O concurso culinário ‘Raízes e Receitas Afro-Brasileiras’ é mais do que uma competição e representa a celebração da identidade e da força cultural que moldam Maringá e o Brasil. As inscrições do concurso seguem abertas até sexta-feira, 14, às 23h59, e podem ser feitas pela internet (clique aqui para acessar o formulário de inscrição).

Realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), o concurso conta com apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e da UniCesumar. Podem participar pessoas negras ou pardas, maiores de idade, que desejem compartilhar uma receita vinculada à cultura afro-brasileira.

Para inscrição, cada participante deve enviar um vídeo de até cinco minutos, em formato horizontal, abordando a escolha da receita, a relação com a cultura e a forma de preparo. A equipe da Sejuc também oferece apoio presencial para a gravação do vídeo e realização da inscrição na sede da secretaria, localizada na Rua Luiz Gama, 89.

A secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, ressalta que o concurso vai muito além da culinária. “Cada prato é uma forma de valorização cultural. Quando valorizamos essas vozes e sabores, estamos reconhecendo a importância da cultura afro-brasileira na construção da nossa cidade”, afirma.

O concurso ocorrerá em duas etapas. A fase preliminar será online, no dia 16 de novembro, com resultado divulgado no dia 17 de novembro. A fase final será presencial e acontecerá no dia 19 de novembro, às 10h, na Cozinha Escola da UniCesumar.

Os candidatos serão avaliados por uma banca formada por profissionais de gastronomia, cultura afro-brasileira e patrimônio imaterial. Os pratos serão julgados pelos critérios de sabor e equilíbrio, originalidade, estética, vínculo cultural e regional, técnica culinária, apresentação oral e postura profissional.

Compartilhe este artigo