Alunos paranaenses participam da Prova Paraná Mais ao longo dos próximos dias

Saiba Já News, Notícias de Maringá e Região
Prova Paraná Mais

A Secretaria da Educação (Seed-PR) começou nesta semana a aplicação em todo o Estado da Prova Paraná Mais, que avalia o desempenho educacional de estudantes em diversos níveis de aprendizagem. São cerca de 364 mil alunos da rede paranaense inscritos para a prova, além de estudantes das redes municipais que aderem ao programa.

Inserida no Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná, o Saep, a Prova Paraná Mais é uma avaliação em larga escala aplicada de forma censitária, abrangendo estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio da rede estadual do Paraná.

“A Prova Paraná Mais é um instrumento importantíssimo na manutenção da qualidade do ensino do Estado”, disse o secretário da Educação, Roni Miranda. “Ela é essencial para avaliarmos a efetividade e também diagnosticarmos possíveis lacunas no aprendizado, para que assim possamos aprimorar ainda mais a educação paranaense, que continua sendo a melhor do país”, acrescentou.

APLICAÇÃO – As provas serão aplicadas nas escolas da rede estadual em formato impresso. Os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Fundamental terão avaliados seus conhecimentos nos componentes curriculares de Português e Matemática, no período de 10 a 28 de novembro, com a data agendada conforme as especificidades de cada instituição de ensino. Para esta etapa de ensino, as provas serão aplicadas em apenas um dia, com exceção do 2º ano, que terá provas de menor duração e divididas em dois dias.

Já os alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio farão as provas nesta quarta (12) e quinta-feira (13). Os componentes curriculares avaliados no primeiro dia serão Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Arte, Educação Física e Língua Inglesa, quando também farão a Redação. No segundo dia, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física e Química. Eles também devem preencher um questionário contextual, com perguntas sobre clima e estrutura escolar, família, realidade socioeconômica, atividades escolares, segurança escolar, entre outras.

Estudantes com necessidades especiais, como baixa visão/cegueira, deficiência auditiva, física, intelectual ou múltipla, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades, superdotação e outros transtornos específicos, receberão atendimento especializado nas instituições de aplicação, além de contarem com tempo adicional para a realização das provas.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR – Para aqueles que estão concluindo o Ensino Médio, a Prova também funciona como uma oportunidade de acesso ao Ensino Superior: a nota na Prova Paraná Mais pode ser utilizada para ingresso nas universidades estaduais paranaenses. Isso é possível graças ao programa Aprova Paraná Universidades, uma parceria entre a Seed-PR e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O programa reserva até 20% das vagas das sete universidades estaduais para os candidatos da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio que realizarem a Prova, desde que não zerem a pontuação na redação. Para este ano, está prevista a participação de quase 95 mil estudantes desta etapa de ensino.

A publicação dos resultados deve acontecer em janeiro de 2026, na página do programa. Após isso, os estudantes poderão se candidatar a até duas opções de cursos nas universidades participantes. Para o próximo ano, serão 3.757 vagas distribuídas em 440 cursos de nível superior.

Compartilhe este artigo