O Governo do Estado e a prefeitura de Maringá assinaram, nesta quarta-feira (10), um convênio para investir R$ 450 milhões na duplicação em concreto do Contorno Sul de Maringá. A deputada estadual Maria Victoria (PP) destacou a parceria que possibilitou o investimento histórico na cidade.
“Uma obra que era esperada há décadas e que está saindo do papel graças à parceria entre a iniciativa privada, o poder público e a visão estratégica do governador Ratinho Júnior. A ACIM doou o projeto da obra, o Governo do Estado vai investir R$ 450 milhões na duplicação e a prefeitura vai licitar a modernização do Contorno Sul”, afirmou.
A deputada agradeceu ao governador Ratinho Júnior (PSD) pelos recursos direcionados à Maringá, um dos maiores convênios da história do Paraná. “Quero agradecer ao governo por todos os investimentos que vem sendo realizados e por essa obra que é extremamente importante para salvar vidas, melhorar a logística e qualidade de vida da nossa cidade”.
Serão duplicados, em concreto, 12 quilômetros de extensão do Contorno Sul (Avenida Prefeito Sincler Sambatti). O projeto inclui ainda a construção de 17 viadutos, passarelas, uma ponte, vias marginais e ciclovias.
Mobilidade
Segundo o governador Ratinho Junior, a duplicação é uma resposta concreta a um problema histórico de mobilidade na entrada de Maringá.
“Estamos falando de uma intervenção de grande porte, que vai resolver um gargalo histórico na entrada de Maringá e transformar a mobilidade da região. Com o projeto aprovado e o apoio técnico do Governo do Estado, a prefeitura está pronta para iniciar a licitação e garantir que essa obra saia do papel”, disse.
O Contorno Sul é uma das principais rotas de ligação entre Maringá e Sarandi, Paiçandu e Marialva, além de servir como alternativa para motoristas que seguem para Paranavaí, Campo Mourão e demais regiões. O trecho registra congestionamentos diários, sobretudo na rotatória de acesso à BR-376, ponto onde também há recorrência de acidentes envolvendo caminhões.
O projeto foi doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e teve acompanhamento da Prefeitura. Em novembro, o prefeito Silvio Barros se reuniu com o governador Ratinho Júnior para informar que o município havia finalizado todos os procedimentos necessários.
Para o prefeito, trata-se de uma obra transformadora e que marca o antes e o depois da revitalização e da história da cidade. “Queremos agradecer ao Governo do Estado, porque isso vai fazer muita diferença não só para Maringá, mas toda a região, já que há um grande fluxo de carga e de passageiros que passa pelo Contorno Sul. É uma demonstração da nossa parceria com o Governo do Estado. Trata-se do maior presente que a cidade está recebendo até hoje”, disse.
Concreto
No segmento principal, será aplicado pavimento em concreto pelo método whitetopping, técnica na qual o asfalto existente é reaproveitado como base para a nova camada rígida. O Paraná é referência nacional nessa solução, que oferece vida útil superior a duas décadas, maior aderência e menores custos de manutenção.
As vias marginais, acessos e alças de ligação utilizarão pavimento flexível, garantindo melhor integração com o tráfego urbano. O projeto também reorganiza a mobilidade interna de Maringá, com novos acessos a corredores importantes, como as avenidas Guedner, Joaquim Moleirinho, Carlos Correa Borges e Carmen Miranda.
Presenças
Também acompanharam a assinatura do convênio o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi: os deputados estaduais Adriano José, Evandro Araújo e Delegado Jacovós; o deputado federal Ricardo Barros; os secretários da Infraestrutura Sandro Alex; do Planejamento, Ulisses Maia; do Trabalho, Do Carmo e das Cidades, Guto Silva; prefeitos, vereadores e demais lideranças da região.


