Secretarias de Saúde e de Proteção e Bem-Estar Animal unem forças para melhorias no acolhimento de animais resgatados

Ação prevê a readequação do Centro de Controle de Zoonoses, Vetores e Pragas Urbanas, além do fortalecimento de parcerias com as instituições que atuam em prol da causa animal

Repórter Jota Silva
As medidas foram discutidas em reunião realizada nesta semana pelo secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, e o secretário de Bem-Estar Animal, Everson de Carvalho Ferreira (Crédito: Divulgação / PMM)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, implementará um novo protocolo de higienização, alimentação e cuidados para melhorar o atendimento dos animais que são resgatados pelo município e acolhidos no Centro de Controle de Zoonoses, Vetores e Pragas Urbanas (CCZ). As medidas foram discutidas em reunião realizada nesta semana pelo secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, e o secretário de Bem-Estar Animal, Everson de Carvalho Ferreira. Também participaram da reunião o diretor da Vigilância Sanitária, Luciano Amadei, o gerente de Zoonoses, Joel Victor Ravaneli Gonzaga e o superintendente da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, Izaias Junior.

A ação conjunta entre as duas secretarias prevê a adequação e atualização do CCZ para melhorias na estrutura física e na rotina de cuidados dos animais. Entre as principais mudanças, estão a instalação de recipientes com dosadores de água e ração ajustados conforme o peso e as necessidades nutricionais de cada animal, além da intensificação dos protocolos de higiene e limpeza.

Outras medidas discutidas na reunião foram o fortalecimento dos convênios com as instituições que atuam em prol da causa animal e a retomada da parceria com os cursos de graduação em Medicina Veterinária do município para ampliação do atendimento aos animais de pequeno porte. Também foi avaliada a criação de um projeto com as associações de pecuaristas que tenham interesse em adotar cães de pastoreio. 

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destacou a importância da união entre as secretarias para a implementação de novos protocolos. “Vamos trabalhar juntos para garantir as condições adequadas de alimentação e higienização para assegurar o bem-estar dos animais acolhidos no CCZ”, afirmou. 

O secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Everson de Carvalho Ferreira, afirmou que a integração entre as secretarias vai garantir eficiência e agilidade ao atendimento dos animais resgatados em condições de abandono ou maus-tratos. “Com essa união de esforços, vamos melhorar o acolhimento desses animais. Muitos deles estão em situação de abandono ou maus-tratos e requerem atenção redobrada para serem inseridos no processo de adoção”, explica. 

Servidores das secretarias de Saúde e de Proteção e Bem-Estar Animal trabalham no CCZ diariamente, incluindo finais de semana, para garantir a manutenção e os cuidados básicos dos animais resgatados, além do atendimento às normas de vigilância, prevenção e controle de zoonoses do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Maringá reforça o compromisso com o investimento em políticas públicas voltadas à causa animal.