A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), assinou nesta quarta-feira, 26, o Termo de Cooperação Técnica com a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) para instalação da Agência Regional da Jucepar no município. O atendimento será no Espaço do Empreendedor, que passa a funcionar integrado com o sistema estadual Empresa Fácil PR, ampliando o atendimento e modernizando os serviços voltados ao desenvolvimento econômico.
Durante a solenidade realizada no Paço Municipal, o prefeito Silvio Barros reforçou a importância do empreendedor para o desenvolvimento local e a necessidade de tornar o município mais competitivo. “O trabalho dos empreendedores é fundamental para a cidade, por isso estamos trabalhando para melhorar o ambiente de negócios, reduzir prazos e garantir que Maringá seja o melhor lugar para empreender. Ampliar a parceria com a Jucepar, integrando sistemas e servidores, nos torna mais preparados e mais competitivos”, declarou.
- Prefeitura de Maringá garante R$ 3 milhões para o setor audiovisual com apoio da Ancine
- Prefeitura de Maringá finaliza todas as etapas exigidas para obra de duplicação do Contorno Sul
Para o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Anníbal Bianchini, a cooperação permitirá que o município ofereça suporte presencial para demandas que antes eram exclusivamente digitais, beneficiando empresas de todos os portes. “Estamos cedendo três servidores que vão atuar diretamente na Junta Comercial e estarão habilitados para operar o sistema e atender desde microempreendedores individuais até empresas maiores. Isso democratiza o acesso, melhora o ambiente de negócios e agiliza processos como abertura, alteração e encerramento de empresas”, explicou.
O presidente da Junta Comercial do Paraná, Marcos Sebastião Rigoni Mello, ressaltou que a iniciativa fortalece o empreendedorismo regional. “Nosso papel é receber o empreendedor, abrir a porta, estender a mão e proporcionar o melhor ambiente de negócios. Essa parceria facilita a abertura de empresas nos municípios e agradecemos a colaboração da Prefeitura de Maringá”, disse.
Representando a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o vice-presidente Junior Jucalli reforçou o papel da integração institucional para incentivar novos empreendimentos na cidade. “A entidade está à disposição para apoiar as ações conjuntas.”
A vereadora Majô, presidente da Câmara de Vereadores, destacou que a cooperação atende compromissos com a modernização dos serviços públicos. “Trabalhamos para desburocratizar e facilitar a abertura de empresas em Maringá. Queremos transformar a cidade em referência para quem deseja empreender. Com a Junta ativa e esse convênio, convergimos para esse objetivo”, afirmou.
Durante o evento, também foi entregue uma homenagem ao servidor Valmir Cardoso da Costa, que atuou como relator da Junta Comercial e encerrou a trajetória profissional com a aposentadoria em 2025.
Sobre o Empresa Fácil PR – O Empresa Fácil PR é um sistema online do Governo do Paraná que integra dados da Receita Federal com os órgãos estaduais e municipais para simplificar e agilizar a abertura, alteração e baixa de empresas no Estado. O sistema centraliza o processo em uma única plataforma digital, reduzindo a burocracia e o tempo de registro.
Presenças – Também participaram da cerimônia, a vice-prefeita Sandra Jacovós; o vice-presidente da Jucepar, Sebastião Motta; o presidente da Acema e do Conselho do Parque do Japão, Afonso Shiozaki; além de representantes de diversas secretarias municipais.


