Praia e leitura: Biblioteca Pública promove doações e empréstimos no Verão Maior

Repórter Jota Silva
Por Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
7 Lidos
Atendimento das secretarias de estado dentro da programacao do Verao Maior Parana, em Matinhos - 14/01/2025 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Muita gente aproveita o descanso na praia para colocar as leituras em dia. A atividade ganhou mais um incentivo durante o Verão Maior Paraná: o projeto Bibliopraia, da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Em um estande na arena da praia de Caiobá, em Matinhos, a BPP faz o empréstimo e doação de livros, contação de histórias e também apresenta o trabalho de acessibilidade da seção de braile da instituição.

Desde o dia 28 de dezembro, cerca de 1.180 livros foram doados e outros 75 foram emprestados aos moradores e veranistas que estão no Litoral. O espaço funciona de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h, até o dia 2 de fevereiro. Os empréstimos podem ser feitos por três dias, com possibilidade de renovação. E cada pessoa pode levar um livro para casa de doação. E quem quiser doar livros para a BPP, pode também deixá-los no estande. 

A bibliotecária da BPP Marta Sienna explica que a iniciativa busca aproximar os veranistas da leitura, além de apresentar às pessoas o trabalho da Biblioteca Pública do Paraná, que completa 168 anos em 2025. “Por isso, estamos fazendo o empréstimo de livros, que pode ficar por três dias com a pessoa até ser renovado, e trouxemos alguns para doação. Está sendo um sucesso, estamos fazendo a leitura circular no verão”, afirma.

Moradora de Matinhos, Ana Cristina Ramos Zakalusne faz doces e salgados para vender durante o ano e, na temporada, trabalha como vendedora ambulante em Caiobá. Entre um intervalo e outro, a leitura é indispensável. Ela foi à estante da BPP e escolheu o clássico “Cyrano de Bergerac”, do dramaturgo francês Edmond Rostant, para levar para casa, e já tinha emprestado outros livros antes.

“Os livros são essenciais para uma pessoa manter o cérebro ativo, um bom livro é sempre uma boa indicação, é uma viagem para fora do nosso mundo”, diz. “Eu acho essa iniciativa maravilhosa, porque nem todo mundo que vem para a praia quer apenas tomar sol ou banho de mar. Muitas querem aproveitar esse tempo para ter um pouco de paz e sossego, e essa é uma boa oportunidade. Um bom livro é sempre uma boa companhia”.

A enfermeira Jaqueline Souza, de 48 anos, foi com o filho, Tiago de Souza Abreu, de 12 anos, escolher a leitura do dia. Cada um saiu com um livro que ganhou e outro que emprestou. “Viemos passear e quando ele viu a biblioteca, já quis pegar os livros para ler em casa. A leitura é muito importante, independente da idade. Para pessoas como eu, é bom para ativar os neurônios, a memória. E para os adolescentes, que estão na fase de aprendizagem, para melhorar o vocabulário. Abre um leque na mente da gente”, destaca Jaqueline.

“Eu escolhi o livro ‘O Caçador de Dragões’, que é um tema que eu gosto, de livros medievais e de aventura. Gosto de ler bastante, principalmente mangá. Eu lia mais antes, mas estou voltando a ler porque minha mãe fala que é importante”, conta Tiago. “E foi bom encontrar livros no meio da praia. Todo mundo quer ir para o mar brincar, mas é bom que tenha essa opção para dispersar um pouco a cabeça, aprender e ter mais contato com livros”.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Estado, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

  • Verão Maior Paraná