Durante um discurso no Acre nesta sexta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou publicamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sugeriu a cassação de parlamentares que participaram da obstrução no Congresso.
Lula se manifestou contra a aplicação da Lei Magnitsky por parte de Trump, que atingiu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O presidente brasileiro defendeu a autonomia do judiciário nacional e pediu à sua base no Congresso que se opusesse a um possível processo de impeachment contra Moraes.
“O presidente dos Estados Unidos aprenda a respeitar a soberania deste país, aprenda a respeitar a soberania, a autonomia do poder judiciário brasileiro”, declarou Lula.
Presidente Lula se dirigiu ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e pediu para que ele não assine o pedido de impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Ele também defendeu a perda de mandato para deputados e senadores que participaram da obstrução das mesas no Congresso Nacional. “Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado”, afirmou o presidente.
A declaração de Lula foi criticada por alguns parlamentares, como o deputado federal Carlos Jordy, que acusou o presidente de ter uma postura autoritária. “Lula mostra sua face autoritária e defende cassação de parlamentares que ocuparam as mesas do Congresso. Quando a esquerda fez a mesma prática, foi considerado instrumento democrático. Agora, isso é coisa de ‘traidores da pátria'”, publicou Jordy.
Lula mostra sua face autoritária e defende cassação de parlamentares que ocuparam as mesas do Congresso. Quando a esquerda fez a mesma prática, foi considerado instrumento democrático. Agora, isso é coisa de “traidores da pátria”. pic.twitter.com/saWH57PByy
— Carlos Jordy (@carlosjordy) August 8, 2025
Repercussão na rede social X
Que "coincidência": toda a velha imprensa usando a palavra "motim" para descrever ação legítima da oposição, que já foi usada pelo PT várias vezes, diga-se de passagem… pic.twitter.com/xcbGJzJXNh
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) August 9, 2025
Lula, trajado como um típico ditador latino-americano, discursou contra o impeachment de Moraes, alegando que o ministro estaria “defendendo a democracia” — numa perfeita harmonia entre a indumentária e a retórica.
Não esqueçamos: para os comunistas, “democracia” significa, na… pic.twitter.com/K1U6IU4esE
— Leandro Ruschel 🇧🇷🇺🇸🇮🇹🇩🇪 (@leandroruschel) August 9, 2025
Milhões de brasileiros podem ter sua voz calada e ver seus representantes impedidos de exercer suas funções, porque o Brasil já não permite a existência de uma oposição séria. Minha solidariedade a todos os parlamentares ameaçados por essa mordaça. pic.twitter.com/65sCKifF6B
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) August 9, 2025
Então tá 👍🏻 https://t.co/tiob8mlNDv pic.twitter.com/GMyOe5J5qU
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) August 8, 2025
Se o preço a pagar por lutar por liberdade, contra a tirania e por justiça às vítimas do 8 de janeiro for esse, estou disposto a enfrentar com coragem e paz no coração. Minha mãe não pariu um covarde! pic.twitter.com/R9y9hN8ls6
— Carlos Jordy (@carlosjordy) August 9, 2025
GRAVÍSSIMO: STF está ameaçando o Senado para impedir o impeachment do Moraes pic.twitter.com/QcSbzi375D
— Jeffrey Chiquini (@JeffreyChiquini) August 8, 2025
Lula defende perda de mandato por ocupação no Congresso: "Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado." #GloboNewsMais
➡ Assista à #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/5GGgf9ZIKt
— GloboNews (@GloboNews) August 8, 2025
Durante discurso em Rio Branco, no Acre, nesta sexta-feira (08), o Presidente Lula se dirigiu ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e pediu para que ele não assine o pedido de impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Na ocasião, o presidente ainda chamou de “traidores… pic.twitter.com/yCXqbwTBaZ
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) August 8, 2025