Imunização organizada! Prefeitura de Maringá centraliza aplicação da vacina BCG para evitar desperdício

Prefeitura redireciona aplicação da BCG para Sala de Vacina da Secretaria de Saúde

Repórter Jota Silva
BCG com mais eficiência! Prefeitura define local fixo para aplicação

A Prefeitura de Maringá concentrará a vacinação BCG na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, garantindo maior eficiência e reduzindo o desperdício de doses. A imunização ocorre de 8h30 às 14h30, e segue disponível nas maternidades do Hospital Universitário e Santa Casa.

Segundo o secretário Antônio Carlos Nardi, a medida será mantida até que o Ministério da Saúde normalize o reabastecimento da vacina, evitando que crianças fiquem sem imunização. Em 30 de abril, as últimas doses disponíveis no município expiraram. Nesta terça-feira (6), a Prefeitura recebeu 50 frascos e decidiu centralizar a aplicação.

Vacinação e Cadastro

A BCG protege contra as formas graves de tuberculose e deve ser aplicada preferencialmente nas primeiras horas de vida. Para vacinar a criança, os pais devem realizar o cadastro na UBS mais próxima, apresentando registro de nascimento, CPF e resumo de alta hospitalar, além de documentos pessoais dos responsáveis.

A coordenadora da Sala de Vacina, Edlene Goes, reforça que a imunização é essencial: “Vacinar é um ato de cuidado e amor pelo bebê”. Bebês prematuros podem receber a vacina desde que tenham mais de 2 kg.