A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou um evento inédito na noite de segunda-feira (5), devolvendo mais de 100 celulares roubados ou furtados em Cascavel entre 2023 e 2024. A ação faz parte do Projeto Recuperacel, uma iniciativa pioneira de rastreamento e recuperação de dispositivos.
Ao todo, a operação policial identificou e recuperou 160 celulares em dois meses de trabalho contínuo de inteligência. Por meio de registros nos boletins de ocorrência (BO), as vítimas foram convocadas para reaver seus aparelhos.
O delegado Diego Ribeiro Martins dos Santos explicou que a PCPR localizou os celulares com base nas informações fornecidas pelas vítimas. Uma das beneficiadas, a fisioterapeuta Juliana Martini, destacou sua surpresa ao ter seus aparelhos recuperados após um furto em 2023.
Como garantir a recuperação do celular
A PCPR reforça a importância do registro do IMEI no BO, pois esse dado é essencial para o rastreamento. Para vítimas que ainda não informaram o IMEI, é possível complementar o boletim na delegacia. Em caso de furtos, a ocorrência pode ser registrada pelo site da PCPR.
O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta vinculada ao Google ou iOS.