Guarda Civil de Maringá inicia testes com câmeras corporais

Fase envolverá 16 agentes equipados com tecnologia inteligente durante 90 dias

Saiba Já News Portal de Notícias
Há transmissão ao vivo para o Centro de Controle Integrado (CCI) da GCM. (Credito: Divulgação/PMM)

A Guarda Civil Municipal de Maringá (GCM) inicia nesta segunda-feira, 8, uma fase de testes gratuitos com câmeras corporais. Durante 90 dias, 16 agentes utilizarão o equipamento. O objetivo é respaldar a atuação dos guardas e permitir o acompanhamento em tempo real das ocorrências, ampliando a transparência e a segurança nas operações.

As câmeras têm tecnologia avançada e sistemas inteligentes. Entre as funcionalidades, está a tradução automática em tempo real, que facilita a comunicação entre os agentes e pessoas estrangeiras, além dos recursos de gravação e transmissão ao vivo para o Centro de Controle Integrado (CCI) da GCM.

O secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves, explica que a iniciativa proporciona mais transparência e modernização ao trabalho desenvolvido pela corporação. “É um passo importante para fortalecer a qualidade das nossas operações. A intenção, após a avaliação dos resultados, é ampliar o uso de forma progressiva até que todo o efetivo esteja equipado.”

A fase de testes, sem custos para o município, permitirá analisar o desempenho dos equipamentos em diferentes tipos de ocorrência, bem como a integração com o sistema de monitoramento da Guarda. Apenas após essa etapa, a Secretaria de Segurança definirá os próximos passos para eventual aquisição e implementação da tecnologia.

Compartilhe este artigo