O Paraná se prepara para um dia de tempo severo. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), a terça-feira será marcada pela chegada de chuvas que devem cobrir todas as regiões, com a possibilidade de tempestades fortes distribuídas de forma irregular.
O avanço da instabilidade se dará de sudoeste para nordeste, intensificado pela evolução de uma área de baixa pressão para um ciclone extratropical. Embora o ciclone afete mais diretamente o Rio Grande do Sul, sua formação contribui para a organização de uma frente fria, que será o principal sistema responsável por deixar o tempo muito instável ao longo do dia no Paraná.
Alerta de Acumulados e Ventos Intensos
A atenção deve ser redobrada para os acumulados de chuva, que podem ser significativos, e para as rajadas de vento. O SIMEPAR alerta para a possibilidade de ventos em torno dos 70 km/h, que podem causar transtornos e danos.
Quarta-Feira com Ventos Persistentes
Na quarta-feira, a instabilidade climática persiste em parte do estado. Contudo, o grande destaque será a intensidade e persistência dos ventos. Mesmo com o afastamento do ciclone extratropical em direção ao Oceano Atlântico, a força dos ventos se mantém.
São esperados ventos constantes, com velocidades entre 50 km/h e 60 km/h, predominantemente de direção sudoeste. Esta condição será mais sentida e constante em praticamente toda a metade sul do estado, exigindo cautela dos moradores.





