Com mais de 60 feiras e 220 feirantes espalhados pela cidade, Maringá leva essa tradição também para a palma da mão dos maringaenses e visitantes. A Prefeitura lançou o aplicativo gratuito ‘Feiras Maringá’, que reúne em um só lugar informações sobre localização, horários, produtos, feirantes e ainda permite avaliações, conectando a rotina do consumidor ao dia a dia das feiras livres.
Iniciativa da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), com apoio de outras secretarias, o aplicativo foi apresentado em evento realizado nesta segunda-feira, 29, no Paço Municipal. A solução está disponível para download nas principais lojas de aplicativos para smartphones.
No aplicativo é possível localizar as feiras da cidade, consultar os horários de funcionamento, com ícones que ficam vermelhos quando a feira está aberta, buscar produtos, encontrar feirantes específicos, entrar em contato direto pelo WhatsApp e até traçar a rota pelo Google Maps até o local escolhido com um clique. O acesso não exige cadastro.
- Com ‘Maringá + Cidadania’ e Prova Rústica, aniversário de 74 anos de Floriano reúne milhares de pessoas
- Município abre inscrições para aulas de defesa pessoal para mulheres
Outra inovação é a possibilidade de avaliar os feirantes. Nesse caso, mediante login criado diretamente no aplicativo, o consumidor pode registrar sua opinião sobre a qualidade dos produtos ou do atendimento.
O feirante e presidente das Feiras Livres de Maringá, José Mauri, ressaltou o impacto positivo para os trabalhadores. “É um grande presente para os feirantes de Maringá. Isso vai ajudar nossos negócios, melhorar a localização e fortalecer o relacionamento com o consumidor”, avaliou.
O prefeito Silvio Barros destacou que o aplicativo vai facilitar a rotina dos maringaenses e visitantes da região. “Será possível saber onde e em qual feira parar conforme a demanda. É isso que tenho pedido aos secretários: agregar tecnologia e inteligência para criar soluções que melhorem a vida da população e aproximem os serviços públicos do dia a dia das pessoas.”
De acordo com o secretário do Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Rogério Bernardo, o objetivo é beneficiar tanto a população quanto os próprios feirantes. “Queremos facilitar a localização das feiras, fomentar os negócios e valorizar o trabalho dos feirantes. A possibilidade de avaliação também vai contribuir para a melhoria contínua do atendimento e da oferta dos produtos”, frisou.
A diretora-presidente da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), Cristiane Hasegawa, observou que a tecnologia é transversal a diversas áreas. “Muitos de nós podemos pensar na barraquinha na rua como algo distante da tecnologia, e agora tudo está integrado ao digital. O aplicativo é fácil de usar e conecta tradição e inovação.”
A presidente da Câmara de Maringá, vereadora Majô Capdeboscq, destacou a importância do apoio ao setor. “Sabemos como é desafiadora a rotina dos feirantes. Esse aplicativo auxilia os empreendedores, que poderão explorar melhor seus contatos, oferecer boa gestão e atender cada vez melhor os clientes”, afirmou.
- Dia das Crianças: Assembleia e TJPR se unem em arrecadação de brinquedos e itens para crianças e adolescentes
- Emenda de Ricardo Barros obriga comunicação de maus-tratos e abuso de crianças e adolescentes
O aplicativo também apresenta a história das feiras de Maringá, além de uma seção de perguntas e respostas com orientações tanto para consumidores quanto para feirantes.
Presenças – O evento contou ainda com a participação do presidente da Associação Feira Verde/Pôr do Sol, Júnior Lima; do presidente da Associação Feira do Produtor, Marinho Garcia; da primeira-dama e presidente do programa Pra Somar, Bernadete Barros; dos vereadores William Gentil, Guilherme Machado e Uilian da Farmácia; secretários municipais e feirantes.
Fotos


