Maringá se prepara para entrar no circuito dos grandes festivais épicos. Em um lançamento teatral, com cenários temáticos, danças e lutas encenadas que remetiam a cenas de filmes, foi lançado o Festival Medieval de Maringá 2026. O evento de lançamento foi realizado nesta quinta-feira, 7, com organização da Associação Cultural Lirius, empresas e sociedade civil.
Inspirado no tradicional festival da cidade portuguesa de Leiria, cidade-irmã de Maringá, o Festival Medieval de Maringá está programado para 6 a 8 de novembro de 2026, com atrações de gastronomia, arte e história. O evento celebrará os laços culturais com Portugal e impulsionará o turismo em Maringá e região.
Durante o evento de lançamento do Festival, a Prefeitura assinou a portaria que instituiu a Comissão Organizadora do evento, que terá participação da sociedade civil organizada e de conselhos municipais. A comissão terá caráter consultivo e acompanhará todas as etapas do festival.
O prefeito Silvio Barros anunciou que será lançado um edital para contratação de artistas locais para o Festival Medieval. Na programação, também haverá a participação do setor gastronômico e de artesanato.
Durante o evento, o prefeito Silvio Barros também anunciou a criação do Parque Português, atrativo turístico que será construído em um terreno do município de 18 mil metros quadrados na região do Eurogarden e reunirá elementos arquitetônicos e grandes jardins europeus que remetem à cultura portuguesa.
O prefeito também destacou que Leiria, reconhecida pela Unesco como “Cidade da Música”, é referência para Maringá, que busca fortalecer sua identidade musical. “Estamos iniciando um trabalho conjunto para fortalecer relações, amizade e irmandade. Precisamos mudar a matriz econômica da nossa cidade e o Festival Medieval pode se consolidar como um dos maiores eventos de Maringá. Vamos homenagear nossa história, valorizar nossos artistas, e abrir novas possibilidades econômicas com um projeto que coloca Maringá no mapa do turismo cultural ”, declarou o prefeito Silvio Barros.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria e vereadora de Educação e Cultura, Anabela Graça, saudou autoridades e parceiros, destacando a importância do encontro. “Este é um evento muito especial, que nos une pela cultura. E a cultura transforma-nos. Parabéns pela ousadia e acima de tudo pela vontade, a inovação, a criatividade e o empreendedorismo da Prefeitura em alavancar este projeto. Leiria está disponível para colaborar”, afirmou Anabela.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), José Carlos Barbieri, elogiou a reprodução do evento medieval. “Está maravilhoso. Esse Festival será muito importante para Maringá, principalmente após a reforma tributária, pois atrairá visitantes que consomem na cidade. Podemos trazer muitas pessoas para o Festival e, assim, tê-las utilizando nossos bares, restaurantes e hotéis”, afirmou.
A presidente da Câmara, vereadora Majô Capdeboscq, destacou a importância da inovação e do envolvimento de todos na história da cidade. “Vamos continuar incentivando nossas crianças a crescerem com essa cultura e festividade que ficará na memória de todos”, disse.
O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destacou que o Festival vai transformar a atmosfera urbana de Maringá. “Será uma oportunidade de trazer um novo público para a cidade, que vai desfrutar de espetáculos artísticos e colaborar no aspecto da economia criativa, trazendo investimentos pra cidade”, destacou.
“O evento será não apenas uma homenagem à cidade-irmã portuguesa, mas também uma ferramenta estratégica para atração de investimentos e fortalecimento do setor turístico e cultural local’, ressalta a secretária de Aceleração Econômica e Turismo Isolene Niedermeyer.
A empresária Adelive Baldin, que participou do lançamento, destacou que “eventos culturais são ótimos para o turismo, comércio e para as pessoas saírem de casa. Gosto e apoio, desde que sejam bem feitos, seguros e com estrutura”, salientou.
“Achei muito bacana ver a ambientação que lembra os filmes. Essa prévia cultural pode movimentar o turismo e a economia em Maringá, despertando a curiosidade da população”, afirmou a empresária Adriana Soares.
Da comitiva de Portugal, participaram do evento de lançamento o vereador da Câmara Municipal de Leiria, Álvaro Madureira, o presidente da Junta da União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, Mário Rodrigues, o empresário Antônio Silvestre.
Vídeo:
Festival Medieval de Maringá 2026 – A organização do Festival Medieval 2026 ocorrerá em parceria com a Associação Cultural Lirius, reconhecida por mais de 20 anos por sua atuação em espetáculos épicos de grande porte, além de parceria com empresas e sociedade civil organizada. A proposta é construir um evento de forma colaborativa, que fortaleça a participação da comunidade e valorize as tradições culturais.
O lançamento do Festival ocorreu dias após a comitiva oficial do município visitar Leiria, em Portugal, para acompanhar a estrutura e a realização do ‘Leira Medieval’, com o objetivo de promover um evento de qualidade em Maringá.
Fotos:



