Estão abertas as inscrições para especialização em gestão de ambientes de inovação

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
4 Lidos
Estão abertas as inscrições para especialização em gestão de ambientes de inovação Foto: SETI-PR

O Governo do Paraná iniciou o processo de inscrição para o curso de especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação, ofertado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). São 140 vagas exclusivas para profissionais que atuam na área da inovação com graduação em diferentes campos do conhecimento. O conteúdo da pós-graduação será ministrado na modalidade de ensino a distância (EaD). As inscrições são gratuitas e seguem até 9 de janeiro, em formato online, com previsão de início das aulas em 17 de março.

A Iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec). O objetivo é fortalecer a capacidade de gestão dos ambientes de inovação, preferencialmente nos 490 espaços criativos credenciados pelo Separtec, capacitando os profissionais para fomentar a integração entre ciência, tecnologia e desenvolvimento regional.

De acordo com o edital, o curso terá duração de dois anos com carga horária total de 390 horas. O programa de estudos abrange 13 disciplinas, incluindo temas como empreendedorismo, fomento, gestão estratégica, liderança, modelos de negócios, políticas públicas e sustentabilidade. Os participantes irão desenvolver um plano de gestão para os ambientes promotores de inovação como trabalho de conclusão.

PRIORIZAÇÃO – Segundo o coordenador do Separtec, José Maurino Oliveira Martins, o curso é uma forma de priorizar a gestão dos espaços inovadores. “A gestão de ambientes inovadores requer qualificação, habilidades e conhecimentos específicos, e o curso de especialização aborda as técnicas mais atuais em relação ao gerenciamento desses espaços”, afirma. “Os alunos terão contato com professores e profissionais da área de inovação e a oportunidade de vivenciar a governança desses ecossistemas”, conclui.

A coordenadora do curso, a professora Sandra Mara de Andrade destaca o papel da especialização no aprimoramento dos ambientes inovadores. “A iniciativa potencializa e contribui positivamente para o desenvolvimento dos ambientes de inovação credenciados no Paraná, com profissionais qualificados que, ao participarem do curso, contribuem na organização dos processos desses ambientes”, diz a docente.

PROVAS – O processo de seleção será realizado no dia 22 de janeiro de 2025. A avaliação é composta por uma prova online, realizada no ambiente virtual de aprendizagem da Unicentro, com dez questões e duração de uma hora; e pela análise curricular do candidato. Cada etapa equivale a 50% da nota. Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte e o resultado está previsto para 4 de fevereiro.

SEPARTEC – O Separtec atua na articulação dos ativos tecnológicos paranaenses, com proposição de políticas públicas voltadas para um ambiente favorável ao desenvolvimento regional, com foco na inovação. Nesse cenário, o governo estadual mantém o credenciamento de ambientes promotores de inovação como um pré-requisito para a aplicação de recursos públicos, em conformidade com a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná.

Atualmente, estão credenciados 490 ambientes em 65 cidades paranaenses. São 53 incubadoras; 63 pré-incubadoras; 12 aceleradoras; 74 hubs de inovação; 64 centros de inovação; 154 espaços maker; 34 agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica; e 36 parques tecnológicos, sendo 10 em operação, 15 em planejamento e 11 em implantação.

Serviço:

Curso de Especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação

Inscrições: até 9 de janeiro – Edital AQUI

Provas: 22 de janeiro

Resultado: 4 de fevereiro

Matrículas: 11 a 21 de fevereiro

Início das aulas: 17 de março

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.