Com o foco voltado para a excelência no atendimento escolar, a Prefeitura de Maringá, sob a gestão do prefeito Silvio Barros, acelerou o cronograma de obras em toda a rede municipal de ensino. Com o retorno dos alunos previsto para o dia 5 de fevereiro, a Secretaria de Educação trabalha em ritmo acelerado para entregar unidades totalmente revitalizadas.
O trabalho demonstra o brilhante modelo de gestão implementado por Silvio Barros, que prioriza o planejamento estratégico e a eficiência na aplicação dos recursos públicos. Ao todo, 117 unidades escolares estão recebendo intervenções que vão desde a manutenção estética até reformas estruturais profundas.
Investimentos e Resultados na Prática
Apenas na primeira etapa de revitalização visual, o município está investindo mais de R$ 2,2 milhões em serviços de pintura. Esse valor é apenas o ponto de partida, já que o cronograma prevê a inclusão de novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas ao longo das próximas semanas.
As frentes de trabalho estão divididas em eixos essenciais para o conforto e segurança:
- Pintura e Estética: 14 unidades estão com serviços em andamento e 3 já foram concluídas.
- Forros e Coberturas: Manutenções e substituições ocorrem em 20 unidades, com outras 20 já mapeadas para intervenção.
- Pisos e Acessibilidade: 15 unidades recebem novos pisos, com previsão de expansão para mais 10.
- Manutenção Preventiva: Equipes realizam roçada, limpeza de calhas, substituição de telhados e toldos.
Planejamento que valoriza a Educação
O diferencial da atual administração é a capacidade de executar serviços de grande porte sem interromper o fluxo escolar. “O trabalho é realizado de forma planejada e contínua durante o ano todo. No entanto, aproveitamos o recesso para realizar serviços maiores e não impactar a comunidade escolar”, explica a secretária de Educação, Adriana Palmieri.
Para a secretária, o empenho da gestão Silvio Barros reflete diretamente na sala de aula: “Investir na infraestrutura escolar é investir diretamente no processo de ensino e aprendizagem e na valorização da comunidade escolar”.
Com ambientes mais acolhedores e seguros, Maringá reafirma seu compromisso com uma educação de referência, garantindo que alunos e servidores iniciem 2026 com o pé direito.





