O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de tempestades para o Paraná, incluindo a região de Maringá. O alerta amarelo, que indica perigo potencial, tem vigência até às 10h desta segunda-feira, 12. De acordo com o novo alerta do Inmet, as chuvas podem variar de 20 a 50 milímetros/dia, os ventos podem variar entre 40 km/h e 60 km/h e há possibilidade de queda de granizo. O alerta é preventivo e pode ser alterado a qualquer momento, conforme as condições climáticas.
De acordo com o Simepar, neste sábado, 10, houve registro de mais de 23 milímetros de chuva em Maringá e rajadas de vento de quase 60 km/h. As equipes das secretarias de Limpeza Urbana e Infraestrutura e da Defesa Civil seguem mobilizadas desde este sábado, 10, para atendimento das ocorrências relacionadas ao temporal. Até o momento, foram registrados 29 chamados em bairros como região central e outras localidades.
O secretário de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Defesa Civil, Vagner Mussio, destaca o empenho das equipes no atendimento das ocorrências. “Nossos servidores iniciaram os atendimentos neste sábado, ainda durante a chuva, e seguem trabalhando de forma ininterrupta. As equipes não medem esforços para atender todas as demandas registradas e minimizar os impactos causados pelo temporal”, afirmou.
Canais de atendimento – Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros, ou para a Defesa Civil, pelo 199.
A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a Copel por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, pelo aplicativo para celulares, site da companhia ou pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973. O aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.
O município orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores, pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação por meio do aplicativo Ouvidoria 156 ou pelo site da Prefeitura, na opção Temporal.



