Para estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, a Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Educação, criou o TechBus. O veículo do município foi personalizado pelo Sicoob Metropolitano, a partir de um chamamento público, para promover dinâmicas práticas e intuitivas com o uso da tecnologia. A partir de 2026, o ônibus percorrerá as escolas municipais, levando experiências de inovação e tecnologia aos alunos da rede.
O TechBus foi concebido para estimular, de forma lúdica e envolvente, o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento crítico, da criatividade e da habilidade de solucionar problemas, por meio de práticas e dinâmicas intuitivas. O objetivo é fomentar o interesse das crianças pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), contribuindo também para a melhoria da coordenação motora, o incentivo ao trabalho em equipe e a preparação dos alunos para desafios futuros.
A Agência Maringá de Tecnologia e Inovação está com edital aberto para a captação de patrocinadores interessados em doar equipamentos ou metodologias que serão aplicadas nas atividades desenvolvidas dentro do ônibus. Os interessados podem consultar o edital no site da Prefeitura (clique aqui para acessar).
“O projeto é pioneiro, e o objetivo é que as crianças vivam uma experiência tecnológica durante as dinâmicas a serem realizadas no TechBus. A robótica, por exemplo, passará a integrar a rotina dos alunos das escolas municipais, e isso o capacitará para enfrentar os desafios do futuro e também no desenvolvimento de novas tecnologias”, afirma a diretora-presidente da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, Patrícia Saugo.
A secretária de Educação, Adriana Palmieri, destaca a importância da iniciativa ao levar as crianças do papel de consumidoras para o de produtoras de tecnologia. “Com o Inova Bus, nossa proposta é transformar o aprendizado em uma experiência envolvente, em que os estudantes vivenciam a tecnologia na prática e desenvolvem novas habilidades”, ressalta.

(Crédito: Rafael Macri / PMM)





