A Cloudflare, uma das maiores provedoras de infraestrutura e serviços de conectividade da internet, sofreu uma falha crítica na manhã desta terça-feira (18/11), provocando a queda repentina de diversos sites e plataformas digitais pelo mundo. Serviços amplamente utilizados, como o X (antigo Twitter) e o ChatGPT, ficaram inacessíveis para muitos usuários.
Os primeiros sinais da instabilidade
Os problemas começaram a ser registrados por volta das 8h50 (horário de Brasília), conforme o DownDetector, um site que monitora plataformas fora do ar. A gravidade da falha foi tamanha que, pouco tempo depois, o próprio DownDetector também enfrentou instabilidades.
O papel da Cloudflare
Para quem não está familiarizado, a Cloudflare atua como uma camada essencial na infraestrutura da internet. A empresa funciona como uma ligação entre o usuário e o servidor de um site, oferecendo serviços de segurança, proteção contra ataques (DDoS) e aceleração de acesso.
Com a instabilidade do serviço principal, o tráfego de todos os sites atrelados à sua rede foi interrompido, resultando em mensagens de erro e uma lentidão generalizada para o acesso.
Pronunciamento da empresa
Em seu site oficial, a Cloudflare confirmou o problema:
“A Cloudflare está ciente e investigando um problema que potencialmente afeta vários clientes. Mais detalhes serão fornecidos conforme mais informações estiverem disponíveis.”
Saiba Já News: acesso garantido por VPN
A instabilidade continua a afetar diversos serviços online globalmente. No entanto, o portal de notícias Saiba Já News, embora utilize a Cloudflare, pode ser acessado normalmente por seus leitores através do uso de uma Rede Privada Virtual (VPN). O acesso é mantido devido à sua configuração de hospedagem internacional.
O portal de notícias Saiba Já News recomenda o uso do Proton VPN.

