O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou suas redes sociais para denunciar o que ele descreve como sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, citando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o principal responsável. Em um vídeo que rapidamente viralizou, acumulando 19 milhões de visualizações no Instagram em menos de 24 horas, Nikolas detalha como as ações de Lula teriam levado à imposição de novas tarifas por parte de Donald Trump.
No vídeo, o deputado argumenta que a crescente indignação dos brasileiros se deve ao “isolamento internacional” provocado pelo atual governo. Ele acusa o presidente Lula de tomar “decisões ideológicas”, de se alinhar a “regimes autoritários” e de perseguir “conservadores e a liberdade de expressão”. Nikolas Ferreira encerra sua fala com a afirmação categórica: “Se a gente não parar o Lula, o Lula vai parar o Brasil.”
- Trump anuncia tarifas de 50% ao Brasil, defende Bolsonaro e ataca judiciário brasileiro em carta a Lula
- Lula reage a Trump e anuncia resposta com lei de reciprocidade contra tarifas dos EUA
- Governo Lula recorrerá à OMC e ameaça retaliação contra novas tarifas dos EUA
De acordo com o deputado, a medida de Trump vai além de uma simples questão comercial, sendo uma “reação direta à perda de confiança dos EUA” no governo brasileiro. Ele destaca que essa desconfiança teria sido alimentada por “episódios de censura, aparelhamento institucional e aproximação com ditaduras”.
Para Nikolas Ferreira, as novas tarifas são a “conta da incompetência e da arrogância de Lula”, e quem arca com o custo final é a população brasileira.
Confira o vídeo de Nikolas Ferreira
E aí, a culpa é de quem? pic.twitter.com/2gpLsBkslW
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 10, 2025

