Ulisses Maia participa da formatura dos alunos do Proerd, programa de prevenção às drogas

Repórter Jota Silva
Ulisses Maia participa da formatura dos alunos do Proerd, programa de prevenção às drogas

Dia de Proerd para mil alunos da rede municipal de ensino de Maringá. Nesta quinta-feira, 31, os estudantes participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. Além de trabalhar a prevenção contra o uso de drogas, a iniciativa reforça a autoestima e contribui para a resolução de conflitos sem violência.

Nesta etapa, o projeto envolveu alunos do 5º ano de 15 escolas do município. De forma calorosa e afetuosa, as crianças receberam o prefeito Ulisses Maia. Ele participou da formatura e destacou a importância do projeto. “Fico muito emocionado com o carinho. É sempre bom estar com os nossos estudantes da rede municipal. Essa parceria para levar o Proerd para nossas escolas é fundamental, já que o projeto aborda, de forma educativa, temas que impactam toda a comunidade”, disse.

  • Saiba também: Maringá é a 1ª cidade do Brasil em eficiência para a abertura de empresas; no ranking nacional é a 11ª mais competitiva

Proerd

Desde 2017, 15 mil alunos da rede municipal participaram do Proerd. Por meio de 10 lições, aplicadas uma vez por semana aos alunos, o programa aborda temas como reforço da autoestima, pressão dos colegas para uso de drogas e a resolução de conflitos sem violência. As atividades são preparadas especialmente para ensinar as crianças com diversão, utilizando músicas, teatros e filmes, por exemplo.

“O Proerd promove aprendizado de forma lúdica e a partir do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. É sempre uma alegria enorme participar das formaturas e perceber como as crianças colocam em prática, na relação com a família e comunidade, o que aprendem durante o projeto”, afirmou a secretária de Educação, Nayara Caruzzo. Ao final das lições, as crianças desenvolvem uma redação sobre o que aprenderam durante o projeto. Durante a formatura nesta quinta, os alunos com os melhores textos foram premiados e ganharam bicicletas.