Trump Recebe Netanyahu em Meio a Negociações Críticas por Cessar-Fogo em Gaza

Repórter Jota Silva

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe nesta segunda-feira (7) na Casa Branca o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O encontro ocorre em um momento crucial para as negociações de um possível cessar-fogo de 60 dias em Gaza.

A primeira rodada de negociações indiretas entre as delegações de Israel e do Hamas, realizada em Doha, no Catar, terminou no domingo à noite sem avanços. No entanto, Trump expressou otimismo, afirmando acreditar que um acordo com o Hamas ainda pode ser alcançado esta semana.

Antes de embarcar para os Estados Unidos, Benjamin Netanyahu falou com a imrensa: “Estou agora a caminho de uma visita muito importante a Washington para o terceiro encontro com o Presidente Trump desde a sua eleição. Discutiremos o fortalecimento da aliança histórica entre Israel e os Estados Unidos, as conquistas contra o Irã, o Hezbollah e o Hamas, e também as grandes oportunidades que temos pela frente para expandir o círculo de paz. Partirei com um compromisso claro: trazer de volta todos os reféns, eliminar o domínio e as capacidades do Hamas e garantir que Gaza não represente mais uma ameaça ao Estado de Israel. Graças à bravura dos nossos combatentes, à resiliência da população e ao apoio dos nossos amigos, continuaremos a trazer segurança e esperança a Israel.”

As negociações no Catar se baseiam em uma proposta patrocinada por Washington, que inicialmente contou com a aprovação de Tel Aviv e do grupo radical palestino. A proposta prevê um cessar-fogo de 60 dias, a libertação de dez reféns israelenses, a devolução de 18 corpos e o envio imediato de ajuda humanitária para Gaza.

Aliado de Netanyahu, Trump indicou nos últimos dias que pretende ser “muito firme” com o líder israelense para assegurar um acordo de cessar-fogo. A ofensiva de Israel contra o Hamas em Gaza já resultou em mais de 57 mil mortes e uma grave crise humanitária desde outubro de 2023.

Ao embarcar para os Estados Unidos, Benjamin Netanyahu reconheceu que o encontro com Donald Trump pode ser decisivo para a conclusão de um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza. O presidente norte-americano, por sua vez, também considerou “boas possibilidades” de se chegar a um acordo ao longo da semana.

Além da situação em Gaza, a agenda da visita de Netanyahu a Washington – a terceira desde o início do ano – inclui discussões sobre Irã, Síria e um acordo comercial entre Israel e os Estados Unidos.

Siga Nosso Canal no WhatsApp!

Para não perder nenhuma novidade, siga nosso canal no WhatsApp e receba as atualizações diretamente no seu celular. CLIQUE AQUI!

Últimas Notícias

Compartilhe este artigo