A segunda-feira, de acordo com a previsão do tempo do SIMEPAR, será marcada por maior cobertura de nuvens em grande parte do Paraná. Ao amanhecer, as temperaturas mínimas devem variar entre 13 °C e 15 °C na metade sul do estado, incluindo o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e a RMC. No Leste, entre a RMC e o litoral, há chance de garoa ou chuva fraca ao longo do dia, devido ao ingresso de umidade proveniente do oceano. A partir da tarde, não se descarta a ocorrência pontual de chuva, sem indicativo de temporais ou precipitações intensas.
Na terça-feira, a chuva volta a ocorrer com maior intensidade no estado, especialmente nas áreas do interior, devido à atuação de um sistema alongado de baixa pressão em superfície, que se estende do Paraguai até a região Sul do Brasil. As temperaturas máximas não devem se elevar muito, em razão da persistente cobertura de nuvens. Há risco para tempestades na faixa oeste paranaense.
Na quarta-feira, a cobertura de nuvens permanece significativa sobre o Paraná ao longo do dia. Um novo sistema de baixa pressão se forma na costa sul do Brasil, favorecendo a formação de pancadas isoladas de chuva no estado, especialmente a partir da tarde e preferencialmente no setor norte.
Já na quinta-feira, ainda há possibilidade de eventuais chuvas localizadas ao longo do dia.
Na sexta-feira, outro sistema alongado de baixa pressão volta atuar na faixa oeste do Paraná, favorecendo chuvas intensas, com possibilidade para tempestades localizadas.
No sábado, ainda há possibilidade de chuvas e temporais localizados, principalmente no interior do estado, devido à atuação de um sistema de baixa pressão próximo ao Paraguai, associado ao avanço de um sistema frontal pelo oceano.
A partir de domingo, as condições atmosféricas tendem a se tornar mais estáveis sobre o território paranaense.
Fonte: Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – SIMEPAR

