A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) realiza mais um workshop do PlanificaSUS Paraná, desta vez na 15ª Regional, com sede em Maringá, no Noroeste do Estado. O programa busca fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, por meio da integração de duas outras redes essenciais para o atendimento à população pelo SUS: a da Atenção Primária à Saúde (APS) e a da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). O evento acontece nesta terça e quarta-feira (10 e 11), em Maringá, e reúne cerca de 90 pessoas dos 30 municípios de abrangência.
A Sesa realiza os trabalhos junto às unidades básicas para aprimoramento dos processos de trabalho e de identificação de soluções coletivas para problemas que surgem no cotidiano. Na pauta do encontro em Maringá estão temas referentes à territorialização, organização das salas de vacinas, estratificação de risco e integração dos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
- Saiba já: Paraná soma 1.495 casos de dengue, são 213 confirmações a mais nesta semana
- Saiba mais: Procon do Paraná e Samsung assinam acordo para entrega de carregadores aos consumidores
- Saiba também: Novo boletim da Defesa Civil aponta 28 mil pessoas atingidas pelas chuvas no Paraná
Participam profissionais de unidades básicas envolvidas no PlanificaSUS de Colorado, Floresta, Itaguajé, Mandaguari, Mandaguaçu, Marialva, Maringá, Nova Esperança, Paiçandu, Paranacity, Santa Fé, São Jorge do Ivaí, Sarandi e do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep), além de representantes da Vigilância em Saúde municipal.
De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes, os encontros devem ser periódicos para um trabalho realmente integrado entre as equipes. “É muito importante valorizar a Atenção Primária à Saúde para responder às necessidades e expectativas da população, pois esse é o primeiro contato da pessoa com os profissionais que fazem o atendimento”, ressaltou.
Para a diretora da 15ª Regional, Daiane Camacho, esses encontros, que têm ocorrido periodicamente, proporcionam reflexões tanto para a qualificação da Atenção Primária quanto para a Atenção Ambulatorial Especializada, pois permitem, de fato, a integração entre estes dois pontos de atenção.
“Este ano, na 15ª Regional de Maringá, através do PlanificaSUS, foram realizados diversos encontros de educação permanente voltados para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde. Entre eles estão 12 Workshops e seis oficinas de tutores, possibilitando a capacitação de centenas de profissionais que atuam no SUS”, pontuou.
O PlanificaSUS é um projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Tem como objetivo implantar a metodologia da Planificação da Atenção à Saúde, fortalecendo a Atenção Primária e a organização da RAS no SUS. Na prática, em todo Paraná cerca de 8 mil profissionais de saúde, entre os que atuam nas Unidades Básicas, gestores, tutores dos municípios e regionais, estão envolvidos na estratégia.
Em 2021, todos os municípios do Estado aderiram ao PlanificaSUS Paraná, o que tornou o Estado o único do Brasil a realizar o projeto em todo o território. Atualmente, das 2.709 Unidades Básicas de Saúde, 894 foram indicadas para a implementação do programa pelos 399 gestores municipais. Além disso, participam do processo 34 ambulatórios.