A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher) de Maringá alcançou marcos importantes no primeiro semestre de 2025, impulsionando a equidade de gênero, o combate à violência e a ampliação de oportunidades para as mulheres maringaenses. Um dos destaques é a distribuição gratuita de mais de 53 mil absorventes para mulheres em vulnerabilidade social através do Programa Dignidade e Proteção, superando o total do ano passado (40 mil).
Ações de Capacitação e Empregabilidade Impulsionam Autonomia Financeira
A Semulher investiu pesado na capacitação e inserção no mercado de trabalho, com resultados significativos:
- 32 cursos e 47 palestras para mais de 7 mil mulheres no projeto ‘Semulher Itinerante’, conscientizando sobre violência e informando sobre canais de denúncia.
- Três feirões de empregabilidade que ofertaram 2.200 vagas em parceria com a Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar.
- 32 cursos gratuitos que capacitaram 510 mulheres em áreas como estética, informática, administração, culinária e saúde, por meio dos programas Qualifica Mulher, Educa Mulher e Feito por Elas. Os cursos incluem desde Cuidadora de Idosos até Salgados para Festas e Informática, visando a autonomia financeira.
Para a secretária Olga Agulhon, “políticas públicas integrais para o público feminino, que vão desde a garantia de inserção no mercado de trabalho às ações de proteção, são fundamentais para o combate da violência.”
Dignidade Menstrual e Conscientização em Foco
A distribuição massiva de absorventes pelo programa ‘Dignidade e Proteção’ reforça o compromisso da Semulher com a higiene menstrual. As entregas foram realizadas durante as ações do Semulher Itinerante, que visitou Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Uma extensão do programa, o ‘Dignidade e Proteção nas Escolas’, distribuiu 7.824 absorventes para adolescentes em idade escolar, com a parceria da Secretaria de Educação. Os itens de higiene também podem ser retirados na sede da Semulher, mediante apresentação do Cadastro Único.
Cultura e Literatura como Ferramentas de Empoderamento
A Semulher também desenvolveu projetos culturais que promovem o protagonismo feminino:
- ‘Mulheres e Livros’, ‘Mulheres em Cena’ e o podcast ‘Mulheres em Pauta’ buscam dar visibilidade à violência doméstica e alertar a sociedade sobre seus sinais e formas de intervenção através da literatura, cinema e histórias inspiradoras.
- O VI Concurso Literário ‘Maria Mariá’, com o tema “Violência Contra as Mulheres”, atraiu 671 trabalhos de todo o Brasil e de países como Sérvia, Estados Unidos e Inglaterra. A iniciativa alcançou cerca de 30 mil alunos nas escolas do Núcleo Regional de Educação de Maringá (NRE).
“Dar voz às mulheres é romper o silêncio imposto pela violência. Por isso, seguimos ampliando espaços para que cada mulher possa escrever sua própria trajetória de liberdade e dignidade”, afirma a secretária Olga Agulhon.
As ações da Semulher demonstram um compromisso contínuo e multifacetado com o bem-estar e o empoderamento das mulheres em Maringá.