A ′2ª Semana Maringaense de Sensibilização pela Perda Gestacional, Neonatal e Infantil′ começa nesta quinta-feira, 5. A ação, que conta com apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, visa conscientizar sobre o tema para auxiliar e orientar mães e pais que vivenciam a perda. O evento, que segue até 16 de outubro, é realizado pelo ′Comitê de Estímulo ao Parto Normal de Maringá′ e pelo ′Grupo de Apoio Pais para Sempre′.
A semana foi instituída pela lei municipal nº 11.446/2022 e, neste ano, terá o tema ′Práticas de cuidado que transformam dor em memórias de amor′. O objetivo é acolher as famílias enlutadas por perda gestacional, neonatal e infantil e orientar sobre direitos legais. Além disso, a iniciativa conscientiza a sociedade para um acolhimento respeitoso das famílias e orienta os profissionais de saúde sobre a assistência necessária por meio de práticas humanizadas.
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, afirma que a semana de sensibilização é fundamental para fomentar políticas públicas de acolhimento das famílias que vivenciam a perda. “É uma iniciativa importante para formação dos nossos profissionais de saúde e também para engajarmos toda a comunidade sobre o tema”, diz.
Confira a programação da ′2ª Semana Maringaense de Sensibilização pela Perda Gestacional, Neonatal e Infantil′
Quinta-feira, 5/10
Encontro Online Pais Para Sempre: Acolhimento de famílias enlutadas
Horário: 19h
Sexta-feira, 6/10
Abertura da 2ª Semana Maringaense de Sensibilização pela Perda Gestacional, Neonatal e Infantil
Horário: 8h30
Local: Hospital Santa Casa de Maringá, na Rua Santos Dumont, 555
Domingo, 15/10
Encontro Onda de Luz e II Edição do Bosque Pais Para Sempre
As famílias que desejarem plantar uma árvore em homenagem aos filhos que partiram no início da vida devem realizar inscrição até 6/10. Clique aqui para inscrição
Horário: 16h30
Local: Bosque das Grevíleas, na Zona 5
Segunda-feira, 16/10
II Simpósio de Luto Perinatal: Práticas de cuidado que transformam dor em memórias de amor (Evento voltado para trabalhadores e profissionais da saúde e áreas afins da assistência perinatal, alunos e docentes de nível técnico e superior)
Horário: 18h30
Local: Universidade Estadual de Maringá (UEM), no bloco B33