Secretário de Saúde de Sarandi é acusado de ataque homofóbico e agreção a adolescente de 17 anos

A vítima relatou ter sido agredida física e verbalmente pela mãe e pelos irmãos, incluindo o secretário, devido à sua orientação sexual.

Saiba Já News, Notícias de Maringá e Região
Secretário de Saúde de Sarandi, Lucas Adilson Zaqui

A Polícia Civil de Apucarana investiga um grave caso de violência doméstica e homofobia que coloca em xeque a conduta de um agente público. O atual Secretário de Saúde de Sarandi (PR), Lucas Adilson Zaqui, é citado em um Boletim de Ocorrência (nº 1398684/2025) como um dos agressores de sua irmã, uma adolescente de 17 anos.

A vítima relatou ter sido agredida física e verbalmente pela mãe e pelos irmãos, incluindo o secretário, devido à sua orientação sexual.

Detalhes do Crime e Envolvimento do Secretário

As agressões teriam ocorrido em 2 de novembro de 2025 na casa da namorada da adolescente, quando os familiares, em ato de não aceitação do relacionamento, invadiram o local e iniciaram a violência.

  • Acusados: Lucas Adilson Zaqui (Secretário de Saúde), o irmão Leonardo Alisson Zaqui e a mãe, Gislaine Cristina Dias Zaqui.
  • Agressão: O registro policial aponta que Lucas e Leonardo teriam derrubado, chutado e insultado a jovem.
  • Homofobia: A vítima teria sido alvo de ofensas homofóbicas, sendo chamada de termos como “sapatona” e outros xingamentos.
  • Provas: O avô materno da adolescente procurou a Polícia Civil, confirmando as agressões e informando que tudo foi registrado em vídeo.

O caso veio à tona após a pedagoga do Colégio Estadual Cívico-Militar Heitor de Alencar Furtado receber os vídeos e denúncias.

🛑 Prefeito Carlos de Paula Mantém Secretário

Versão Oficial da Prefeitura de Sarandi

Estamos acompanhando o caso e tomaremos todas as medidas cabíveis no âmbito administrativo, se for o caso, mas, neste momento, o foco é na acolhida à família do Secretário e na garantia de que a justiça e o respeito prevaleçam.”

“Eu estou aqui, no dia de hoje, para manifestar a minha solidariedade ao nosso Secretário de Saúde, o Dr. Zé Luiz, e a sua família, diante dos lamentáveis e condenáveis atos de homofobia que vieram a público envolvendo um de seus filhos.

A Prefeitura de Sarandi e eu, como Prefeito, repudiamos veementemente qualquer forma de discriminação, seja ela por orientação sexual, raça, religião ou qualquer outra. Nossas ações sempre serão pautadas pelo respeito e pela inclusão.

É importante ressaltar que a atitude isolada, por mais grave que seja, é de cunho pessoal e não representa, de forma alguma, a conduta e os valores da nossa administração ou do próprio Secretário de Saúde, que tem uma história de serviços prestados à nossa comunidade e que é um pai que, certamente, está sofrendo e agindo dentro do seu lar para resolver essa situação.

Acompanhamento e Medidas de Proteção

A vítima, que relatou sofrer violência constante em casa, passou por exame de lesões corporais no Instituto Médico-Legal (IML) e está sob o acompanhamento do Conselho Tutelar, que avalia as medidas de proteção adequadas.

Vídeo:

Compartilhe este artigo