Rússia confirma morte de Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner

Repórter Jota Silva
FILE - Yevgeny Prigozhin, the owner of the Wagner Group military company, arrives during a funeral ceremony at the Troyekurovskoye cemetery in Moscow, Russia, on April 8, 2023. On Friday, June 23, Prigozhin made his most direct challenge to the Kremlin yet, calling for an armed rebellion aimed at ousting Russia’s defense minister. The security services reacted immediately by calling for his arrest. (AP Photo/File)

AP NEWS — O líder mercenário Yevgeny Prigozhin, que liderou uma breve rebelião armada contra os militares russos no início deste ano, estava a bordo de um avião que caiu ao norte de Moscou na quarta-feira, matando todas as 10 pessoas a bordo, de acordo com a agência de aviação civil da Rússia.

O acidente levantou imediatamente suspeitas, uma vez que o destino do fundador da empresa militar privada Wagner tem sido objecto de intensa especulação desde que ele organizou o motim.

  • Jato executivo do grupo Wagner cai matando dez pessoas, Yevgeny Prigozhin estava na lista de passageiros

Na altura, o Presidente Vladimir Putin denunciou a rebelião como “traição” e uma “facada nas costas” e prometeu vingá-la. Mas as acusações contra Prigozhin foram logo retiradas. O chefe Wagner, cujas tropas eram algumas das melhores forças de combate da Rússia na Ucrânia, foi autorizado a recuar para a Bielorrússia, embora supostamente aparecesse na Rússia de vez em quando.

O acidente também ocorre depois que a mídia russa informou que um general ligado a Prigozhin foi demitido de seu cargo de comandante da Força Aérea.

Um avião que transportava três pilotos e sete passageiros que viajava de Moscou para São Petersburgo caiu quase 300 quilômetros (185 milhas) ao norte da capital, segundo autoridades citadas pela agência de notícias estatal russa Tass.

Yevgeny Prigozhin

A agência de aviação civil da Rússia, Rosaviatsia, informou rapidamente que Yevgeny Prigozhin estava no manifesto e mais tarde disse que, segundo a companhia aérea, ele estava de fato a bordo do avião.

Anteriormente, Vladimir Rogov, um oficial nomeado pela Rússia na região parcialmente ocupada de Zaporizhzhia, na Ucrânia, disse que conversou com os comandantes do Wagner, que também confirmaram que Prigozhin estava a bordo, assim como Dmitry Utkin, cujo indicativo de chamada Wagner se tornou o nome da empresa.

“Não sei ao certo o que aconteceu, mas não estou surpreso”, disse o presidente dos EUA, Joe Biden.

Keir Giles, especialista em Rússia do grupo de reflexão sobre assuntos internacionais Chatham House, pediu cautela sobre os relatos da morte de Prigozhin. Ele disse que “vários indivíduos mudaram seus nomes para Yevgeniy Prigozhin, como parte de seus esforços para ofuscar suas viagens”.

Fonte: AP News

Vídeo — Rússia confirma que líder mercenário do Grupo Wagner estava em avião que caiu:

Rússia confirma que líder mercenário do Grupo Wagner estava em avião que caiu. Jovem Pan News