Diariamente, são servidas cerca de 89 mil refeições aos alunos matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais. Entre os ingredientes da merenda escolar, estão uma equipe qualificada de nutricionistas, que elaboram os cardápios considerando a diversidade nutricional, e as servidoras operacionais que atuam nas cozinhas das unidades escolares e colocam em prática amor, talento e conhecimento adquirido durante os treinamentos periódicos.
Neste Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o município reforça o compromisso pela alimentação saudável no ambiente escolar. Diariamente, são servidas quatro refeições para cada aluno matriculado no período integral e duas refeições para cada estudante do ensino regular. Os cardápios das unidades escolares são planejados, elaborados e acompanhados pelas nutricionistas da Secretaria de Educação e seguem orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), baseadas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Promover uma alimentação saudável e adequada no ambiente escolar é parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Temos na rede municipal de ensino um cardápio variado, com frutas, legumes e proteínas, elaborado de forma técnica pelos nutricionistas da Gerência de Merenda Escolar. Esses profissionais também atuam diretamente nas unidades, acompanhando cada detalhe do processo de preparação das refeições”, explica a secretária de Educação, Adriana Palmieri. Ela também ressalta o trabalho das servidoras operacionais das cozinhas, que são treinadas e capacitadas para garantir a segurança alimentar e a qualidade das refeições.
“Os nossos cardápios são adaptados para atender às diferentes faixas etárias e necessidades alimentares específicas, incluindo restrições alimentares e seletividade alimentar. Além disso, temos um rígido controle desde a aquisição e o preparo dos alimentos”, afirma a gerente de Merenda Escolar da Secretaria de Educação, Larissa Fabretti Varizi.
Os pais e responsáveis podem consultar os cardápios no portal da Secretaria de Educação (clique aqui para acessar) ou no aplicativo Conecta Seduc. No aplicativo ‘Conecta Seduc’, as unidades escolares realizam o check-in dos alunos, por meio de reconhecimento facial ou leitura de QR Code, antes da merenda. Com isso, os pais têm acesso, em tempo real, às informações sobre o cardápio das refeições dos alunos e também sobre o valor nutricional dos pratos.
Além da alimentação saudável, com alimentos da agricultura familiar, as unidades escolares realizam projetos para incentivar o contato das crianças com a natureza e a compreensão sobre a origem dos alimentos. Uma das ações são as hortas educacionais, em que os estudantes participam de todo o processo, desde o cuidado com a terra, sementes, plantio até a colheita de verduras e hortaliças, que são utilizadas na merenda escolar. Na rede municipal de ensino de Maringá, as hortas educacionais já foram implantadas nos Cmeis Bárbara Barros, Zilda Arns, Dorcelina Folador e Alexandre Sophia Rasgulaeff.