A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) e de Cultura, realiza a ‘Semana da Capoeira‘ entre os dias 4 e 10 de agosto. De segunda, 4, a sexta-feira, 8, serão realizadas oficinas de capoeira em escolas municipais. Já no sábado, 9, e domingo, 10, ocorrem ações abertas à comunidade.
No sábado, 9, das 14h às 17h, será realizada uma oficina de capoeira aberta ao público na Vila Olímpica, nas proximidades do Restaurante Popular. Já no domingo, 10, das 9h às 11h, haverá apresentações de grupos de capoeira na entrada do Parque do Ingá. As performances serão desempenhadas pelos grupos Abadá Capoeira, Betel Capoeira, Associação Cultural e Educacional Arte Ingá Capoeira, Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena e Grupo de Capoeira Angola Dinda.
“A Semana da Capoeira promove o intercâmbio entre diferentes estilos e escolas de capoeira da nossa cidade, fortalecendo a cultura e levando conhecimento sobre essa modalidade”, afirma a secretária de Juventude e Cidadania, Sandra Franchini.
Para o secretário de Cultura, Tiago Valenciano, “o evento valoriza uma tradição que une a arte, história e movimento, promovendo respeito à diversidade e o sentimento de pertencimento”, afirma.
A ‘Semana da Capoeira’ foi instituída por meio de lei municipal com o objetivo de valorizar e difundir a capoeira, além de promover a saúde dos praticantes e fortalecer a cultura e o esporte afro-brasileiros na cidade.