Prefeitura realiza premiação dos concursos de Redação e de Frases; mais de 300 crianças e adolescentes participaram

Carlos Jota Silva
Prefeitura realiza premiação dos concursos de Redação e de Frases; mais de 300 crianças e adolescentes participaram

A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias da Criança e do Adolescente e da Cultura, premiou crianças e adolescentes que participaram dos concursos de Redação e de Frases. A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2024 foi o tema dos concursos, que reuniram mais de 300 participantes em seis categorias (confira abaixo a lista de vencedores). A premiação ocorreu nesta terça-feira, 10, no piso superior do Terminal Urbano.

O Concurso de Frases, que está na segunda edição, teve a participação de 252 crianças e adolescentes que estiveram no estande da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança) durante a Flim. Para incentivar a criatividade e a escrita, os participantes responderam a pergunta ‘Qual a importância da leitura para você?’. A escolha dos vencedores foi feita em votação popular. 

Já o Concurso de Redações, que foi realizado pela primeira vez, reuniu crianças e adolescentes atendidos pela rede socioassistencial do município e teve como tema ‘Descreva a sua participação na 11ª Festa Literária de Maringá e a contribuição do vale-livro para essa experiência’. Durante a Flim, o município distribuiu 10 mil vales-livros, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e com apoio financeiro do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Ao todo, foram 79 redações analisadas por uma comissão avaliadora. 

“A leitura e a escrita ampliam os horizontes das nossas crianças e adolescentes e são vitais para o desenvolvimento, convívio social e comunicação dos nossos jovens. Esse concurso é mais uma ação do município para incentivar esse hábito”, destaca a secretária da Criança e do Adolescente, Amália Regina Donegá.

Todos os finalistas dos concursos receberam kits com livros de literatura para fomentar o interesse e o hábito pela leitura e escrita. Além disso, durante a cerimônia, o município entregou cerca de 1,1 mil livros e gibis para organizações da rede socioassistencial. Os livros foram adquiridos durante a Flim 2024, com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Já os gibis ‘A Turma da Mônica em: o Estatuto da Criança e do Adolescente’ foram adquiridos por meio do Instituto Maurício de Souza.

– Confira os vencedores do Concurso de Frases:

Categoria Crianças | Sofia Catarim Demis, aluna da Escola Municipal Paulo Freire

“A leitura me dá conhecimento, imaginação e faz com que eu me divirta e viva aventuras. Sem contar o prazer que sinto ao terminar uma história e descobrir o final”

Categoria Pré-adolescentes | Ana Beatriz Megumi Takahashi Zancanaro, aluna do Colégio Santo Inácio

“Me leva para outros mundos que nunca conheci, aprendo lições que para sempre levarei, conecta pessoas e amizades para toda a vida, mostra que toda história com um começo ruim pode ter um final feliz, basta buscá-lo”

Categoria Adolescentes | Vitória Silva Carvalho, aluna do Colégio de Aplicação Pedagógica – UEM

“A leitura mudou a minha vida, ela propôs novas perspectivas de vida, educação de qualidade, consciência de classe e de privilégios. É aprofundar o repertório social e conhecer novas perspectivas para o futuro”

– Confira os vencedores do Concurso de Redação:

Categoria Crianças

Pietra Victória Guezzi, do Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos

Categoria Pré-adolescentes

Evelyn Camilli Mazate de Souza, do Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos

Categoria Adolescentes

Carlos Eduardo Santos da Silva, do Ceebja Professor Manoel Rodrigues

DAS LEIS ÀS OBRAS
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional - MTE Nº 0012600/PR
Seguir:
Minha rotina é transformar a curiosidade em informação de interesse público. Eu não apenas conto histórias; eu documento a realidade.