Prefeitura promove atividades lúdicas em unidades escolares para reforçar sobre importância da vacinação

Ação promovida pela UBS Piatã já impactou cerca de 900 alunos de Cmeis e escolas do bairro

Repórter Jota Silva
A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, e, em Maringá, será realizada ao longo do ano (Crédito: Renata Gimenes/PMM)

A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Saúde e Educação, antecipou o início das atividades em instituições de ensino sobre a importância da vacinação e de manter as carteirinhas atualizadas. O objetivo é incentivar crianças e responsáveis a manterem a vacinação em dia e participarem do ‘Dia D de Vacinação’, que ocorrerá no sábado, 26, em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde.

A ação nas unidades escolares faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal. Em Maringá, as atividades serão realizadas ao longo do ano. “Nosso foco é a prevenção e a promoção da saúde de toda a família. Vamos conscientizar as crianças e os pais e convidar toda a família para participar do Dia D e atualizar as carteiras de vacinação”, destacou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

As ações de conscientização nas escolas tiveram início com a campanha de vacinação contra a gripe. A equipe da UBS Piatã visitou os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Nadyr Penteado Virmond, Antonieta Mattos Coutinho e Dorcelina Folador, localizados na área de abrangência da unidade, para orientar sobre a imunização contra a doença. A UBS também levou a ação até a Escola Municipal Mariana Viana Dias, com uma abordagem especial sobre a prevenção contra o HPV.

Durante as atividades, profissionais de saúde interagiram com cerca de 900 alunos, utilizando materiais informativos e dinâmicas lúdicas para explicar sobre a importância das vacinas. Para tornar o aprendizado mais envolvente, os personagens Zé e Maria Gotinha participaram das apresentações.

Ao final das atividades, os alunos receberam um comunicado para entregar aos pais ou responsáveis e reforçar que a vacina contra a gripe já está disponível em 34 UBSs de Maringá e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. A campanha prioriza a imunização de crianças de até 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. O objetivo é alcançar a cobertura vacinal de 90% destes públicos. Outros grupos também devem receber a vacina contra a gripe, mas sem cobertura vacinal estabelecida.

Além das atividades educativas, cada UBS poderá desenvolver busca ativa em escolas e Cmeis previamente estabelecidos como prioritários para identificar crianças e adolescentes com vacinas em atraso. Após essa verificação, os pais serão informados e orientados sobre a importância da imunização. “Estamos mobilizando as famílias para que compareçam às UBSs e regularizarem a carteira de vacinação. Muitas vezes, ao levarem os filhos, os pais também aproveitam para atualizar as próprias vacinas”, explicou a coordenadora da Sala de Vacina, Edlene Goes.

A Prefeitura de Maringá informa que as vacinas são aplicadas somente nas UBSs e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. Clique aqui e confira os horários disponíveis.