Prefeitura leva confraternização e esperança para espaços de acolhimento

Programações especiais nos Restaurantes Populares, Centro Dia e Casa de Passagem Indígena reforçaram o espírito natalino e a segurança alimentar

Carlos Jota Silva
A refeição do restaurante popular, oferecida pelo valor simbólico de R$ 3, atendeu 2.250 pessoas (Crédito: Rafael Macri / PMM)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), promoveu ações especiais de Natal nos quatro Restaurantes Populares, no Centro Dia e na Casa de Passagem Indígena nesta terça-feira, 23. A iniciativa teve como objetivo proporcionar momentos de confraternização e alegria, levando o clima natalino a esses espaços de acolhimento e de segurança alimentar.

“Nem todo mundo tem com quem celebrar o Natal. Por isso, preparamos esse almoço especial no Centro Dia, um cardápio diferenciado nos Restaurantes Populares e um momento diferente na Casa de Passagem. São gestos de cuidado, acolhimento e respeito para que todas as pessoas atendidas pelos nossos serviços possam viver esse momento com alegria e sentimento de pertencimento”, afirmou o secretário de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin.

As ceias contaram com cardápios variados. Nos Restaurantes Populares Central, Santa Felicidade, Ney Braga e Residencial Tuiuti foi servido frango assado com frutas, arroz branco, arroz natalino, feijão, farofa natalina, macarronese, salada e sobremesa. A refeição, oferecida pelo valor simbólico de R$ 3, atendeu 2.250 pessoas.

Giane Cristina, de Foz do Iguaçu, almoçou pela primeira vez no Restaurante Popular Central de Maringá e destacou a proposta inclusiva do espaço. “O valor acessível permite que pessoas de diferentes classes e culturas convivam juntas. A comida estava gostosa e nutritiva, com salada e macarrão, além de sobremesa. O ambiente é tranquilo, harmonioso e bem organizado. Estão todos de parabéns”, afirmou.

No Centro Dia, o almoço de Natal dos idosos contou com pernil assado, arroz branco, farofa natalina, maionese, salpicão, salada de repolho com abacaxi e alface. Os 30 idosos atendidos, que ao longo do ano participam de diversas atividades no espaço, celebraram a data em clima de confraternização, fortalecendo os laços da nova família construída no Centro Dia.

Frequentador do Centro Dia, Carlos Salgo agradeceu à Prefeitura e às equipes pelo cuidado e dedicação com os idosos. “Em nome de todas as crianças acima de 60 anos que estão aqui hoje, agradeço à Prefeitura e às equipes de trabalho, que dão o máximo de si para nos fazer felizes, alegres e unidos. Elas cuidam da gente com muito amor e dedicação. Essa refeição foi tão bem preparada e saborosa que dá vontade de repetir. Que possamos conviver sempre em harmonia, com amor, respeito, paciência e compreensão”, disse.

A Casa de Passagem Indígena também promoveu uma ação especial de Natal, com atividades recreativas, brinquedos infláveis, pula-pula, além da distribuição de lanches, pipoca, algodão-doce e presentes para 26 crianças. As ações proporcionaram momentos de diversão, alegria e união durante a celebração natalina.

A diretora da Casa de Passagem Indígena, Adriane de Souza Moreira, destacou que a iniciativa teve como objetivo fazer com que os indígenas se sentissem acolhidos e em casa. “Queremos que eles se sintam bem, felizes e acolhidos, não só na casa, mas também no coração. Essa festa é uma forma de demonstrar carinho e de estarmos junto deles neste Natal”, afirmou.

Fotos

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional - MTE Nº 0012600/PR
Seguir:
Minha rotina é transformar a curiosidade em informação de interesse público. Eu não apenas conto histórias; eu documento a realidade.