Na tarde desta terça-feira, 1º, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes e em parceria com instituições de ensino, iniciou as ações do projeto ‘Zoeira Tem Limite’ no Colégio Estadual Unidade Polo, no Jardim Alvorada. A iniciativa oferece atendimento psicológico gratuito para jovens vítimas de bullying. O projeto, voltado para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas, inclui palestras, atividades educativas, apoio emocional e orientação para estudantes, familiares e educadores.
O prefeito Silvio Barros ressaltou que o projeto transforma o ambiente escolar e contribui para a promoção da saúde mental dos jovens. “O jovem precisa sonhar com que ele quer ser no futuro e a Prefeitura vai colaborar para que os jovens tenham objetivo e propósito. Por meio dessa importante política pública, vamos promover o acolhimento da juventude”, afirmou.
A secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, explicou que as atividades vão começar no Colégio Estadual Unidade Polo e serão estendidas para mais de 30 colégios estaduais de Maringá até o final de 2025. “O bullying é algo sério e precisa ser combatido. Esse combate precisa começar dentro das escolas, com os alunos, os pais e os professores”, disse.
Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Isabel Cristina, o projeto promove a saúde mental e a cultura do respeito no ambiente escolar. “É uma iniciativa importante para que todos possam identificar situações de bullying para combatê-las”, afirmou. Para a vereadora Professora Ana Lúcia, que participou do evento representando a Câmara de Vereadores, o projeto “ajuda adolescentes e jovens a combater uma dor que eles estão sentindo e que pode ser aliviada com o acompanhamento psicológico”.
O projeto ‘Zoeira Tem Limite’ é realizado em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Cesumar (UniCesumar), Centro Universitário Ingá (Uningá), Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) e Centro Universitário Metropolitano de Maringá (Unifamma).
