Prefeitura inicia a inclusão de 40 novos médicos nas escalas de atendimento das unidades de urgência e emergência

Profissionais vão reforçar o atendimento nas UPAs Zona Norte e Zona Sul, no PAC, no Hospital Municipal e no Caps III

Repórter Jota Silva
Profissionais de Saúde

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta sexta-feira, 22, a inclusão de 40 novos médicos plantonistas nas escalas de atendimento das unidades de urgência e emergência do município. Os profissionais vão reforçar o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Zona Norte e Zona Sul, no Pronto Atendimento à Criança (PAC), no Hospital Municipal e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III. Os novos médicos, que foram contratados por meio de credenciamento e começam a atuar imediatamente, vão colaborar para reduzir o tempo de espera, otimizar os atendimentos e ampliar a cobertura nas unidades da rede municipal de saúde. A previsão é que todos os médicos estejam alocados nas unidades de saúde até a próxima sexta-feira, 29.

Em períodos de maior demanda, os profissionais poderão ser remanejados entre as unidades. Até o momento, 170 profissionais se inscreveram no edital de credenciamento, que permanece aberto por 12 meses, permitindo a adesão de novos médicos. 

O prefeito Silvio Barros destacou que “resolver os problemas e atender às demandas da população sempre foi uma prioridade. Conversamos, ouvimos as pessoas e identificamos a necessidade de reforçar o atendimento nas unidades de saúde, especialmente nas emergências. Essa é uma resposta direta a esse diagnóstico”, reforçou. 

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressaltou a importância da contratação dos médicos plantonistas. “A partir de hoje, estamos reforçando as equipes com novos médicos plantonistas para recompor as escalas de urgência e emergência, reduzindo o tempo de espera e acelerando o atendimento nas UPAs. Queremos garantir mais eficiência e agilidade nos atendimentos. O prefeito Silvio Barros e eu nos comprometemos a reduzir o tempo de espera nas UPAs e, para isso, além de contratar novos médicos plantonistas, também vamos recompor as equipes da Saúde da Família nas UBSs, aumentando as visitas domiciliares, o acompanhamento do paciente e o cuidado preventivo”, destacou. 

Uma das médicas que irão compor a escala de plantonistas é a Adriane Altoé. “Eu já atuava na região, mas sempre tive o desejo de fazer parte da rede pública de saúde de Maringá. Estou muito feliz em integrar essa nova equipe. A expectativa é somar forças com a Secretaria de Saúde para oferecer um atendimento de qualidade e cada vez mais humanizado à população”, afirmou a médica.

Reestruturação – A contratação de 40 novos médicos plantonistas integra um conjunto de ações para ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde. A Prefeitura também convocou 103 agentes comunitários de saúde, quatro médicos e um técnico de higiene dental aprovados em concurso público para atuação em equipes multidisciplinares da Estratégia Saúde da Família (ESF) nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Os candidatos aprovados devem comparecer na Coordenadoria de Recrutamento da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), no segundo andar do Paço Municipal, até esta sexta-feira, 22. O não comparecimento resultará na eliminação do candidato.

O município também está com Processo Seletivo Simplificado (PSS) em andamento para contratação de diversos profissionais para a atenção básica. No total, serão contratados, de forma imediata, 135 profissionais por meio do PSS. As vagas foram destinadas aos cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, técnico de higiene dental, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Todos terão carga horária de 40 horas semanais e atuarão integralmente nas UBSs. O início das atividades está previsto para os dias 4 e 5 de setembro.

“Ao todo, entre convocados por concurso público e contratados via PSS, mais de 200 novos profissionais serão incorporados à rede de atenção primária, fortalecendo ainda mais o cuidado com a população”, enfatizou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Confira a fala do secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, sobre a inclusão de 40 novos médicos nas escalas de atendimento das unidades de urgência e emergência do município:

Compartilhe este artigo