Prefeitura inaugura PAC no Hospital Municipal; unidade oferece acolhimento inclusivo por meio da Comunicação Aumentativa Alternativa

Transferência do PAC é a primeira etapa do projeto de reforma e ampliação da UPA Zona Norte

Repórter Jota Silva

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 10, a inauguração do novo Pronto Atendimento à Criança (PAC), que passa a funcionar no Hospital Municipal de Maringá (HMM). A transferência da unidade é a primeira etapa do projeto de reforma e ampliação da UPA Zona Norte, que será transformada em porte III, com maior capacidade de atendimento à população. Para dar suporte às famílias da zona norte da cidade, uma unidade de atendimento pediátrico de urgência e emergência será aberta na região até o final deste ano.

Um dos principais diferenciais do novo PAC é a implementação da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA), utilizada por médicos e de enfermeiros para facilitar a comunicação com crianças com necessidades especiais. A abordagem utiliza ilustrações para mostrar às crianças as etapas do atendimento, como a triagem, a consulta médica e a realização de exames, tornando o processo mais inclusivo e acolhedor.

O PAC HMM está instalado em um espaço que foi totalmente modificado para receber crianças e pré-adolescentes de até 12 anos em situações de urgência e emergência. O ambiente conta com uma sala de procedimentos equipada com recurso sensorial visual, projetada para reduzir o estresse e a ansiedade durante curativos e suturas. A estrutura conta com 15 leitos de observação (cinco a mais que o antigo PAC Zona Norte), nove leitos de internação, dois de emergência e duas salas de triagem, além de recepção, setor administrativo, arquivo e rouparia.

Outro destaque está nos equipamentos modernos doados pelo Grupo Vitru Educação, do qual a Unicesumar faz parte: um aparelho de anestesia no valor de R$ 228 mil e um ultrassom portátil avaliado em R$ 19,9 mil. “Estamos entregando um presente para as crianças. Estou muito feliz de poder ver esse momento, porque está bem diferente de quando entrei aqui pela primeira vez neste ano”, destacou o prefeito Silvio Barros. Ele também tranquilizou as famílias da zona norte. “Teremos uma unidade de atendimento à criança funcionando na região norte até o final do ano. Isso só é possível quando a gente trabalha em conjunto”.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressaltou a importância das parcerias no processo. “Precisávamos de padrinhos que acreditassem na possibilidade de transformar um espaço absolutamente inadequado em uma unidade com estrutura do porte de Maringá. Nosso agradecimento à Húngaro Transportes e à Unicesumar, do Grupo Vitru. Essas parcerias farão a diferença junto à nossa equipe técnica, clínica e administrativa”, afirmou.

O deputado federal Ricardo Barros relembrou que o Hospital Municipal foi projetado há 36 anos. “Precisamos ter perseverança e superar dificuldades burocráticas. Parabenizo a equipe do prefeito Silvio Barros pelo esforço em entregar obras concluídas à população.”

O vereador Uiliam da Farmácia ressaltou a importância da iniciativa. “Esse passo é muito importante para a recuperação da UPA Zona Norte. Em nome de todos os vereadores da Câmara Municipal, o nosso agradecimento. Contem sempre conosco para que Maringá entregue a saúde que a população merece.”

Projeto de longo prazo — O plano de transferências e reformas foi aprovado pelos Conselhos Locais e pelo Conselho Municipal de Saúde, e integra o Plano Municipal de Saúde 2022–2025.

Entre os dias 14 e 16 de outubro, a UPA Zona Norte será transferida para o prédio do antigo PAC, permitindo o início da obra de reforma e ampliação da UPA. Após a conclusão das obras, os atendimentos retornarão ao prédio da UPA Zona Norte e, em seguida, iniciam as obras de reforma e ampliação no prédio do PAC. Os internamentos pediátricos permanecem normalmente no Hospital da Criança de Maringá.

Presenças – Também estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama e presidente do Prasomar, Bernadete Barros; a vice-prefeita Sandra Jacovós; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aparecido da Silva Castro; o diretor do Hospital Municipal, Rodrigo Coelho, a reitora da UniCesumar, Solange Munhoz Arroyo Lopes, e o diretor administrativo, Rômulo Húngaro, além dos vereadores Luiz Neto, William Gentil, Guilherme Machado, Bravin Júnior e Akemi.

Fotos:

Compartilhe este artigo