A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Infraestrutura, realizou manutenção e recuperação de 95 km de estradas rurais no primeiro semestre deste ano. Os serviços, que garantem melhorias ao transporte escolar e facilitam o escoamento da produção agrícola e o tráfego de veículos, incluem aplicação de cascalho, fresa e o uso de maquinário como rolo compactador. As ações reforçam o compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, a manutenção da malha viária e os investimentos em infraestrutura rural.
O trabalho na área rural incluiu aplicação de fresa em 29,5 quilômetros de estradas. Além disso, foram aplicados 36,3 quilômetros de cascalho e executados serviços de terraplenagem e limpeza em uma área total de 65,7 mil metros quadrados. Também houve manutenção em 12 pontes e galerias. Os serviços melhoram as condições das estradas, conectando a área rural com a urbana.
“A estrada antes era péssima. Quando chovia, os carros ficavam atolados na lama. As pedras estouravam os pneus, arrancavam o escape e o amortecedor do veículo. Agora, a estrada está boa. Facilitou a mobilidade das pessoas e o trabalho dos caminhoneiros na época de colheita”, disse o morador da Estrada Paquito, Maurício Pereira da Silva. Para Luís Pedrônio Alves de Oliveira, morador da Estrada São Bento, as melhorias foram fundamentais para melhorar o transporte na região.
Além das estradas rurais Paquito e São Bento, também foram recuperadas as estradas Centenário, Guaiapó, Roseira, Pinguim, Paranhos, entre outras localidades. Para a realização dos serviços, outro setor da Secretaria de Infraestrutura foi fundamental: a Pedreira Municipal. O local, responsável pela produção de insumos essenciais para obras públicas, produziu mais de 10,7 mil toneladas de materiais, como rachão, pó de pedra, pedra bruta e outros elementos. Os materiais foram utilizados no abastecimento de obras de pavimentação, drenagem e manutenção de vias, garantindo mais agilidade e economia aos cofres públicos.
Além dos investimentos na Zona Rural, o município garantiu melhorias na área urbana, com operações para recuperação asfáltica. Neste ano, já foram realizados 731 serviços de tapa-buracos e manutenção de vias. A Prefeitura também entregou, em abril deste ano, as obras de drenagem da Avenida Morangueira, que solucionaram um problema histórico de alagamentos que afetava a região. A obra foi concluída em pouco mais de dois meses e incluiu a implantação de um dreno natural, ampliação das galerias pluviais e instalação de novas bocas de lobo.
“Realizamos ações concretas que melhoram a vida de quem vive em Maringá, seja no Centro ou na Zona Rural. Investimos em infraestrutura com responsabilidade para garantir segurança nas ruas, facilitar o deslocamento e prevenir alagamentos”, disse o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio.


