Prefeitura de Maringá realiza mais de 280 mil procedimentos especializados em 2025 e reduz demanda reprimida

Avanço no atendimento diminuiu espera de 132 mil para 72 mil procedimentos até hoje; município busca ampliar a rede e garantir novos recursos

Carlos Jota Silva
Avanço no atendimento diminuiu espera de 132 mil para 72 mil procedimentos até hoje (Crédito: Arquivo / PMM)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, tem ampliado de forma consistente a assistência especializada no município e avançado na redução da demanda reprimida por atendimentos. Somente neste ano, foram realizados mais de 280 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, voltados a pacientes que aguardavam e aos demais atendidos no decorrer do ano e encaminhados na rede pública.

O município contabilizava cerca de 132 mil procedimentos represados em janeiro, sem contar as novas solicitações que ainda estavam em fase de entrada no sistema. Com o volume de atendimentos realizados ao longo dos últimos meses e mesmo com a entrada de novos pacientes, esse total foi reduzido para aproximadamente 72 mil procedimentos em espera, evidenciando um avanço significativo na capacidade de resposta da rede municipal de saúde, que teve os investimentos na área priorizados pelo municípios.

Para o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o resultado é fruto de estratégias adotadas para ampliar a oferta de serviços na área de assistência especializada, parcerias com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, além da reorganização dos fluxos de atendimento. “Mesmo com a realização de mais de 280 mil procedimentos, o município mantém esforços contínuos para atender a demanda existente”, frisa.

Nesse sentido, a administração municipal busca novas fontes de financiamento para garantir a continuidade e a ampliação dos serviços. “Entre as ações em andamento está a solicitação de R$ 20,4 milhões junto ao Ministério da Saúde, destinados ao incremento de custeio na prestação de serviços especializados no exercício de 2026”, explica o secretário.

Compartilhe este artigo