Em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou entre terça-feira (13) e sexta-feira (16) a Semana da Enfermagem 2025. O evento contou com uma programação especial voltada à promoção da saúde das equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Zona Norte e Zona Sul e do Pronto Atendimento à Criança (PAC).
Atividades e palestras
Durante a Semana da Enfermagem, foram promovidas palestras e práticas integrativas como auriculoterapia, reflexologia podal e bioressonância, proporcionando momentos de cuidado e bem-estar aos profissionais.
A cerimônia de abertura, realizada na UPA Zona Norte, contou com a palestra inspiradora “O sucesso de uma enfermeira surda”, ministrada pela enfermeira Danielle Fafarao, especialista em inteligência emocional e perfil comportamental. Ela ressaltou a importância de os profissionais de saúde entenderem o funcionamento das emoções humanas para construir conexões reais com os pacientes.
Valorização dos profissionais de Enfermagem
O secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, destacou a importância fundamental da Enfermagem no cuidado integral ao paciente. “Trabalhamos juntos pela saúde de Maringá e os profissionais de Enfermagem são peça-chave para o avanço do cuidado integral ao paciente. Estamos lutando para que a categoria seja cada vez mais valorizada e reconhecida no nosso município”, enfatizou.
Humanização no atendimento a pessoas com TEA
A programação também incluiu uma palestra com a psicóloga Cátia Martini, especialista em Análise do Comportamento Aplicada, sobre “Como conduzir de forma humanizada e respeitosa pessoas com TEA nas Unidades de Pronto Atendimento”. A palestra, realizada no Auditório da Secretaria de Saúde, trouxe uma dinâmica sensorial para ajudar os profissionais a compreenderem as dificuldades enfrentadas por pacientes autistas e oferecerem suporte adequado.
Além disso, foram apresentadas palestras sobre Nutrição e Transtorno Borderline, com participação de acadêmicos da Universidade Norte do Paraná (Unopar).