Prefeitura de Maringá entrega quatro novas ambulâncias e amplia frota da Saúde

Veículos serão utilizados no transporte de pacientes entre unidades de saúde da cidade e também em Tratamento Fora de Domicílio (TFD)

Redação Saiba Já News
Os veículos começam a operar na segunda-feira, 28. (Credito: Rafael Macri/PMM)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 24, a entrega de quatro novas ambulâncias que reforçarão a frota da rede municipal de saúde. Os veículos serão utilizados no transporte de pacientes entre unidades de saúde da cidade e também em Tratamento Fora de Domicílio (TFD), garantindo mais agilidade, conforto e segurança à população. Os veículos começam a operar na segunda-feira, 28.

O investimento total foi de R$ 1,47 milhão, viabilizado pelo deputado federal Ricardo Barros em 2017, quando ocupava o cargo de ministro da Saúde. Inicialmente, o recurso previa a compra de cinco ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), destinadas às ocorrências de urgência, mas sem risco iminente de morte. Para contemplar o município oito anos depois, os veículos foram substituídos por quatro unidades de UTI móvel, modelo Renault Master. As UTIs móveis são equipadas para prestar atendimento pré-hospitalar a pacientes em estado grave, com monitores cardíacos, respiradores, administração de medicamentos intravenosos e incubadoras, para garantir a estabilidade de recém-nascidos durante o transporte.

Durante a cerimônia, foi realizada a entrega simbólica das chaves aos motoristas da Secretaria de Saúde. “Nosso objetivo é aprimorar o atendimento à população e essas novas ambulâncias certamente trarão mais qualidade e segurança no transporte dos pacientes. Não só aumentam a capacidade de deslocamento entre municípios, como também contribuem para o fluxo nas UPAs, agilizando o encaminhamento de pacientes para hospitais credenciados”, afirmou o prefeito Silvio Barros.

O deputado federal Ricardo Barros destacou a importância da iniciativa. “Hoje estamos comemorando a vitória de um dos maiores desafios do poder público, que é transformar o recurso em benefício entregue à população. Esse recurso foi viabilizado ainda na época em que fui ministro da Saúde, em 2017, e agora conseguimos efetivar essa entrega”, destacou.

Para o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a aquisição é essencial para a frota da Saúde. “O recurso destinado pelo então ministro Ricardo Barros, em dezembro de 2017, contemplava cinco ambulâncias de suporte básico. Só recebemos essas quatro ambulâncias agora porque conseguimos participar de um Consórcio Intermunicipal de Saúde, que disponibilizou modelos de suporte avançado, oferecendo ainda mais segurança aos nossos pacientes. Além disso, com a ampliação da frota, poderemos encaminhar veículos para manutenção preventiva, sem comprometer o atendimento”, disse.

O vereador Uilian da Farmácia destacou a atuação da administração municipal em prol dos distritos do município. “Que bom poder contar com deputados estaduais e federais que olham com carinho para nossa cidade e também para os distritos. Isso é muito importante. O prefeito Silvio Barros falou que mudaria essa realidade e está mudando”, reafirmou.

Presenças – A cerimônia de entrega também contou com a presença da vice-prefeita Sandra Jacovós; da diretora da 15ª Regional de Saúde, Elizabeth Kobayashi; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aparecido da Silva Castro; do presidente da Sociedade Médica de Maringá, Eduardo Amado; do diretor do CRM, Adans Trautwein; do superintendente da Santa Casa, José Pereira; do diretor clínico do Hospital do Câncer, Luiz Guirello; do presidente da Unimed Maringá, Lai Pon Meng; do diretor técnico do Hospital Bom Samaritano, Rafael de Carvalho Soares Brum; e do presidente do Hospital Santa Rita, Mauro Sérgio Ribeiro, além dos vereadores Diogo Altamir, Bravin Jr., William Gentil, Ângelo Salgueiro, Giseli Bianchini, Pastor Sandro, Ítalo Maroneze, Guilherme Machado e Diogo Altamir da Lotérica.

Fotos

O investimento total foi de R$ 1,47 milhão, viabilizado pelo deputado federal Ricardo Barros em 2017, quando ocupava o cargo de ministro da Saúde.
Para contemplar o município oito anos depois, os veículos foram substituídos por quatro unidades de UTI móvel, modelo Renault Master.
As UTIs móveis são equipadas para prestar atendimento pré-hospitalar a pacientes em estado grave, garantindo mais segurança durante o transporte.
Equipe de transporte da Secretaria de Saúde que recebeu as chaves das novas ambulâncias.
Durante a cerimônia, foi realizada a entrega simbólica das chaves aos motoristas da Secretaria de Saúde.
A cerimônia de entrega também contou com a presença da vice-prefeita Sandra Jacovós; da diretora da 15ª Regional de Saúde, Elizabeth Kobayashi; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aparecido da Silva Castro; de vereadores e secretários municipais.

Compartilhe este artigo