Prefeitura convoca 35 novos agentes para Guarda Civil Municipal

Com a medida, efetivo terá aumento de 21% e chegará a 200 agentes

Repórter Jota Silva
A efetivação faz parte do compromisso do munícipio em ampliar o efetivo da corporação para reforçar a presença da Guarda Civil Municipal nos espaços públicos (Crédito: Ricardo Lopes/ PMM)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Segurança Pública, anunciou nesta quinta-feira, 20, a convocação de 35 novos agentes para a Guarda Civil Municipal. O anúncio foi realizado pelo prefeito Silvio Barros e faz parte do compromisso do município em ampliar o efetivo da corporação para reforçar a presença da Guarda Civil Municipal nos espaços públicos, garantir o bem-estar e segurança dos maringaenses e fortalecer as ações para monitoramento e prevenção de crimes.  

Os convocados foram aprovados no último concurso realizado pelo município. Com os novos profissionais, a Guarda Civil Municipal ganha aumento de 21% no efetivo e chegará a 200 agentes. Após convocação, os profissionais deverão passar pelo curso de formação de guardas, que será ministrado na Escola da Guarda Civil Municipal.

“A legislação atual prevê que a Guarda Civil Municipal tenha 200 agentes, mas ela nunca teve. Assumimos esse compromisso com os maringaenses, de que contrataríamos o que estava faltando, e hoje estamos cumprindo com a convocação dos 35 agentes aprovados em concurso”, afirmou o prefeito Silvio Barros. De acordo com ele, além das ações já realizadas pela Operação Maringá Mais Segura e a criação dos módulos descentralizados da Guarda Civil Municipal, o município trabalha para implantação de outras estratégias, como a criação da Muralha Digital, que reduziu significativamente as ocorrências na área de segurança nas cidades em que foi implantada. 

“O processo para convocação está pronto e o edital será publicado em breve. Com essa convocação, cumprimos o compromisso de completar o quadro da Guarda Civil Municipal”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves. Ele explicou que, após a convocação, os profissionais passarão por treinamentos antes de atuar na rua, o que vai garantir que todos estejam preparados. “Os novos profissionais representam um reforço importante para a segurança. Após o período de formação destes agentes, vamos intensificar nossa atuação nas áreas que mais precisam de policiamento”, disse. 

O deputado estadual Delegado Jacovós participou do evento e destacou a importância do anúncio para a segurança pública da cidade. “Fico feliz em ver as melhorias na área da segurança sendo aplicadas logo nos primeiros meses da gestão municipal”, afirmou. 

Após convocação, os profissionais deverão passar pelo curso de formação de guardas, que será ministrado na Escola da Guarda Civil Municipal (Crédito: Ricardo Lopes/ PMM)