Nos 100 dias de gestão, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, implantou soluções para facilitar o deslocamento dos maringaenses. Uma das principais ações foi a implantação da terceira faixa para tráfego de veículos nas avenidas Nildo Ribeiro da Rocha, Mandacaru e 19 de Dezembro. A medida reduziu os congestionamentos nestes locais e garantiu mais fluidez ao trânsito.
Com as operações de trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana removeu 592 veículos, incluindo veículos recuperados de furto, impedidos de circular e com baixa no Detran, clonados ou com infrações de trânsito.
Para intensificar as ações de educação no trânsito, foram realizadas blitz educativas em locais como Terminal Rodoviário, Parque do Ingá, Avenida Juscelino Kubitscheck e orientações específicas sobre uso da faixa de pedestre em diversos pontos da cidade. O município também retomou as atividades do projeto ‘Trânsito em Sala de Aula’ com ações em 11 unidades escolares. Com os projetos para intensificar a segurança no trânsito, Maringá registrou queda de 36% no número de mortes no trânsito nos primeiros três meses deste ano.
Além disso, a sinalização viária foi aprimorada com reforço nas estruturas já existentes e intervenções na sinalização horizontal, vertical e semafórica em áreas que apresentam obras ou intenso fluxo de veículos. Nestes 100 dias de gestão, foram emitidas 277 ordens de serviço para realização de sinalização, além de 168 placas instaladas e 26,2 mil metros quadrados de pinturas realizadas.
“Durante este período, foram adotadas medidas significativas que fortaleceram a segurança no trânsito, incluindo ações específicas para pedestres e motoristas. Entre as ações realizadas, destaca-se a ampliação da presença dos agentes de trânsito em operações preventivas de educação e em abordagens estratégicas, como blitze e patrulhamentos. Também registramos uma redução nas infrações, nos acidentes e no número de óbitos no trânsito, evidenciando o cumprimento integral das metas estabelecidas”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves.