Programação reúne palestras nos períodos da manhã e da tarde, no Sesc Maringá
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), está com inscrições abertas para o 8º Seminário de Justiça Restaurativa, que discutirá práticas voltadas à cidadania, ao diálogo e à cultura de paz. O evento será realizado no dia 4 de novembro, no Sesc Maringá, localizado na Avenida Duque de Caxias, 1.517. O evento é aberto para toda a comunidade e as inscrições podem ser feitas até 1º de novembro pela internet (clique aqui para se inscrever).
A Prefeitura de Maringá adota a Justiça Restaurativa como política pública. A partir da lei municipal nº 10.625/2018, todas as unidades escolares passaram a desenvolver ações permanentes nessa perspectiva, promovendo práticas que fortalecem o convívio escolar e a resolução pacífica de conflitos.
“O seminário tem como objetivo difundir a Justiça Restaurativa, ou seja, promover o conhecimento sobre suas práticas, conceitos e aplicações, especialmente no contexto escolar e comunitário, como forma de incentivar a cultura de paz, o diálogo e a resolução pacífica de conflitos”, afirma a secretária de Educação, Adriana Palmieri.
Para a coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa de Maringá, Silvana Valin, o seminário é uma oportunidade para que os servidores da rede municipal de ensino e toda a comunidade possam aprender sobre a temática e aplicar os conceitos no dia a dia para o desenvolvimento de um ambiente mais pacífico e colaborativo. “Ao promover o 8º Seminário de Justiça Restaurativa, estamos não apenas disseminando conceitos importantes, mas também proporcionando um espaço de reflexão e aprendizado sobre como a prática restaurativa pode transformar relações e melhorar o convívio social.”
Confira a programação do evento:
Stela Maris Perez Rodrigues – Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR)
Tema: ‘Construindo valores humanos através da prevenção na educação’
Maria de Lourdes de Araújo – Juíza de Direito do TJPR, titular da 2ª Vara Cível de Paranavaí
Tema: ‘Justiça e Cidadania’
Anaclea Valéria de Oliveira Schwank – Juíza de Direito do TJPR, titular do Juizado Especial da Comarca de Paranavaí
Tema: ‘Escutar para transformar’
As palestras do seminário ocorrerão em dois turnos: manhã, das 8h às 11h30, e tarde, das 13h30 às 17h. Cada turno terá a mesma programação de palestras, com 200 vagas por período.

