Obra atinge 554 metros no trecho pré-moldado e inicia a fabricação de vigas do lado de Matinhos; trabalho nos acessos segue em ritmo acelerado, com destaque para contenções no Morro de Guaratuba.
As obras da Ponte de Guaratuba avançam em ritmo acelerado, entrando em uma nova fase com a instalação dos estais que farão a sustentação do tabuleiro.
Em setembro, foram instalados cinco estais (três no apoio 04 e dois no apoio 05) no chamado trecho estaiado. Cada mastro da ponte receberá doze estais.
Trecho Estaiado e Pré-Moldado
O trecho estaiado, que terá 320 metros de extensão, incluindo um vão central de 160 metros sobre o canal de navegação, já soma 118 metros executados pelo método de balanços sucessivos. Os apoios 04 e 05 contam agora com quatro pares de aduelas cada, que formarão o tabuleiro neste segmento.
Na outra etapa, o trecho pré-moldado – que parece visivelmente mais avançado por ser o mais próximo do acesso em Guaratuba – segue em bom ritmo:
- 132 das 164 vigas longarinas previstas já foram fabricadas.
- 120 dessas vigas já foram lançadas sobre as travessas.
- 13 vãos do tabuleiro foram concluídos, totalizando 554,9 metros executados.
A ponte terá 23 vãos no total (20 no trecho pré-moldado e 3 no estaiado). A fabricação das vigas longarinas do lado de Guaratuba foi finalizada, e agora teve início a produção das peças que serão usadas no lado de Matinhos.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, destaca o simbolismo: “O avanço da ponte sobre o canal impressiona. A instalação dos estais simboliza uma nova fase da obra e evidencia o porte dessa estrutura que vai transformar a mobilidade no litoral do Paraná.”
Acessos e Soluções de Engenharia
Nos acessos, tanto no “lado de Matinhos” quanto no “lado de Guaratuba”, os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação continuam.
O destaque é o rebaixamento do morro no acesso ao centro de Guaratuba, onde as obras de contenção atingiram 10 mil m² de área contida.
No lado de Matinhos, teve início a execução de uma estrutura de solo reforçado com paramento em placas de concreto, uma técnica de engenharia robusta utilizada na cabeceira da ponte para confinar o aterro e vencer a diferença de altura entre a ponte e o nível da rodovia.
Futuro do Canteiro: Complexo Náutico
O Governo do Estado do Paraná anunciou que a área do atual canteiro de obras da Ponte de Guaratuba será destinada a um novo empreendimento: o Complexo Náutico de Guaratuba.
Com o objetivo de impulsionar o turismo, a rede hoteleira e o comércio, a Secretaria do Planejamento (SEPL) publicou um edital de chamamento público. Os interessados devem fazer o credenciamento até 11 de novembro para, posteriormente, desenvolver e apresentar seus estudos em até 90 dias.
A obra, coordenada pelo DER/PR, pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento no site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
Vídeo:
Fotos:





