“Caribe paranaense”: turistas aprovam estruturas em Porto Rico e São Pedro do Paraná

Repórter Jota Silva
São Pedro do Paraná, 06 de janeiro de 2024 - Praia de água doce localizada em Porto São José, na região noroeste do Paraná.

A estrutura montada pelo Governo do Estado na Costa Noroeste do Estado caiu no gosto de quem curte o verão nos balneários de água doce do Rio Paraná. As ações do Verão Maior Paraná em Porto Rico e Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, incluem quadras para a prática de esportes, atividades de recreação e espaço de descanso, além de reforço na segurança e, pela primeira vez, shows com artistas locais nos fins de semana.

Moradora de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a gerente de cantinas Dina Benitez visita Porto Rico há quatro anos e tem se surpreendido com o crescimento da infraestrutura turística no local. “Eu particularmente prefiro as praias de água doce e acho aqui bem mais relaxante. A infraestrutura de Porto Rico melhorou bastante desde a primeira vez que vim”, conta.

Para ela, as opções de lazer oferecidas pelo Governo do Estado são um diferencial. “É um incentivo à prática de esportes, principalmente para os jovens, além de ser mais uma opção de lazer aqui na prainha”, afirma. “A gente sempre vem em grupos grandes, já trouxe várias pessoas da minha família, e aproveitamos muito. Aqui é o ‘caribe paranaense’, recomendo muito que as pessoas venham conhecer”.

Em uma parceria entre as secretarias estaduais do Turismo, a do Esporte e a da Cultura, os dois principais balneários da região contam com lounges cobertos, com bancos e puffs para descanso, chuveiros, redes, palco para recreação, quadras para a prática de vôlei, futevôlei, beach tennis, espaço para pintura facial e brincadeiras, além de 14 acadêmicos em cada local oferecer atividades aos turistas.

Quem também viajou de longe para conhecer as belezas do Rio Paraná foi a família de Adeir e Maria Cláudia de Souza. Foram quase três dias de viagem e mais 2,5 mil quilômetros percorridos entre Ariquemes, em Rondônia, e São Pedro do Paraná.

“Está sendo ótimo, já passeamos de barco, conhecemos várias ilhas e praias e também estamos curtindo os shows no fim de semana”, conta Maria. “Tem que reconhecer o trabalho de quem está por trás dessas estruturas. O Governo do Paraná fez um ótimo papel em preparar tudo isso para receber as pessoas. Está sendo uma ótima viagem”, completa.

O administrador maringaense Aparício Bernardo Júnior frequenta há anos Porto Rico e brinca que o local é “praia de Maringá”, cidade a 172 quilômetros de distância. “Cada ano que passa, as cidades daqui têm mais construções, loteamentos, hotéis. O turismo está se incrementando demais”, afirma. “Tem várias opções de passeio e agora também essa estrutura montada pelo Governo do Estado. É a primeira vez que eu vejo e está muito legal, é uma iniciativa que atrai as pessoas”.

Everton e Dirce Ulkoski são de Marechal Cândido Rondon, fizeram sua primeira visita à Costa Noroeste nesta temporada e gostaram muito do que encontraram na região. “Valeu muito a pena vir conhecer. Ouvíamos falar da região pela imprensa e encontramos um lugar muito bonito, organizado, como deve ser um local turístico”, destaca Everton. “Além disso tem segurança e opções de lazer. Para quem vem com filhos está bem legal, tem recreação para as crianças. Eu indico muito para quem quiser conhecer”.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.