Turismo do Litoral é impulsionado por nova visita dos passageiros do MSC Lirica

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
4 Lidos
Número de turistas no Litoral aumentou nesta sexta-feira (05), com navio de cruzeiros

Parte do grande movimento no Litoral do Paraná nesta sexta-feira (05) esteve diretamente relacionado à chegada do cruzeiro MSC Lirica. Esta foi a 7ª parada do navio no Paraná, de um total de 16, até o dia 08 de março. Desde o dia 01 de dezembro, mais de 9 mil passageiros e tripulantes conheceram os atrativos turísticos locais.

As ofertas ficam à disposição dos turistas na praça Mário Roque, em Paranaguá, com pacotes de diversas opções de passeios. Nesta semana, um dos passeios mais procurados foi o do Trem Caiçara, que faz a rota Morretes-Antonina, em um trajeto de aproximadamente uma hora, com parada para apreciar a gastronomia típica da região.

“São turistas estrangeiros ou de outros estados fazendo parte desse grande turismo pela primeira vez na história do Paraná. O Governo fez um investimento robusto, principalmente na recepção e na prestação de serviços a esses turistas”, disse o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

A catarinense Nilzi Danbur embarcou no navio em Itajaí (SC) e já passou pelas cidades de Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai), paradas realizadas pelo navio durante sete dias. Em Paranaguá, ela comenta que conheceu uma nova cultura. “Nós visitamos o Aquário Marinho, os mercados próximos, tivemos uma experiência gastronômica muito boa. Mesmo morando no estado vizinho, nunca tínhamos vindo até aqui, então foi uma oportunidade que o cruzeiro nos trouxe”, disse.

Além do Centro Histórico de Paranaguá e da culinária peculiar da região, os turistas têm a oportunidade de curtir as praias e a Ilha do Mel, entre outros pacotes.

Para a argentina Natalia Palazzo, a escolha foi aproveitar o dia na praia da própria cidade. “Achamos um paraíso, conhecemos um mercado excepcional, a praça e achamos tudo maravilhoso”, afirmou.

A parada de navios de cruzeiros no Paraná movimenta a economia de todo o Litoral do Estado, com a injeção de mais de R$ 25 milhões, de acordo com estimativa da Prefeitura de Paranaguá. Para a parnanguara Regiane do Nascimento da Silva, é uma oportunidade de mostrar a sua cultura para pessoas de fora. “É muito bom esse movimento, coisa que não tínhamos antes. Isso é bom para a nossa cidade e quem mora aqui. É lindo ver as crianças brincando na praça central, que foi preparada para receber os turistas de fora”, disse.

RECORDE – O recorde de turistas na cidade foi registrado no dia 23 de dezembro, com o Navio Música, quando 1.215 passageiros e 80 tripulantes desceram da embarcação para aproveitar os atrativos turísticos locais.

SEGURANÇA – Os visitantes também têm elogiado a segurança da região. Desde o início da temporada de cruzeiros, a Polícia Militar do Paraná disponibilizou para a região um pelotão de eventos, formado por 30 policiais, que estão atuando todos os finais de semana no receptivo.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.