Esporte, lazer e cultura garantem diversão a veranistas e moradores das praias do Paraná

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
6 Lidos

Veranistas e moradores do Litoral do Paraná e das praias de água de doce no Noroeste do Estado já podem curtir a temporada de verão com muita diversão para crianças e adultos. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), deu início às atividades esportivas, lazer e atrações culturais.

As ações começaram a ser ofertadas quinta-feira (28), com  oito postos fixos em Guaratuba, Shangrilá, Ipanema, Praia de Leste, Matinhos e Caiobá (no Litoral) e em Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, além dos postos itinerantes que passarão por Guaraqueçaba, Ilha do Mel, Morretes, Antonina e Paranaguá.

As atividades são todas gratuitas. Entre as opções nos postos estão parede de escalada, tirolesa, aulas de ginástica e dança, alongamento, pintura artística, tererê e brincadeiras diversas. Os postos de Shangrilá, Caiobá e Guaratuba recebem a partir das 19h shows musicais de artistas paranaenses, em uma parceria com a Secretaria de Cultura. Demais secretarias e autarquias participam do evento, com estandes de informações e atividades em geral.

“Nossa equipe trabalhou muito durante 8 meses na organização do Verão Maior Paraná”, disse o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski. “É uma grande alegria ver tudo isso funcionando e recebendo veranistas, não só aqui do Paraná, mas de todo o Brasil. Além disso, agora com a chegada dos navios de Cruzeiro no Porto de Paranaguá, turistas do exterior vêm curtir as belezas e as atrações do nosso Litoral e da Costa Noroeste”, afirma Wirbiski.

NOVIDADE – A grande novidade este ano é a arena gamer, que vai funcionar das 14h às 22h, na Praça dos Namorados, em Guaratuba. O local possui três estações de jogos, sendo uma com 10 computadores gamers, e duas com 10 Play Station 4 e 5. Os visitantes poderão jogar os games mais populares do momento, como FIFA, Fortnite, Valorant, LOL entre outros.

Para participar, o jogador precisa fazer uma doação de acordo com cronograma de arrecadação e poderá jogar durante uma hora. Segundo uma das organizadoras do evento, Jéssica Schutz, cada semana é recebido um tipo de doação e toda a arrecadação será distribuída pela Prefeitura de Guaratuba, para as famílias cadastradas no CRAS.

“O mais legal desse projeto é se divertir e ainda poder ajudar várias famílias nessa época tão especial do ano”, diz Jéssica. “O acesso aos equipamentos será por ordem de chegada, o participante ganhará uma pulseira numerada. A arena tem capacidade de 30 jogadores simultaneamente dentro dos containers e mais 30 pessoas na área de convivência”, explica.

É importante ficar atento às doações de cada semana:

Segue abaixo o calendário de doações:

Semana 01 – De 28 de dezembro a 07 de janeiro: 1kg de arroz ou 1kg de feijão

Semana 02 – De 08 a 14 de janeiro: 1 pacote de macarrão ou 1 óleo de cozinha

Semana 03 – De 15 a 21 de janeiro: 1 produto de higiene pessoal

Semana 04 – De 22 a 28 de janeiro: 1 pacote de farinha de milho, mandioca ou trigo

Semana 05 – De 29 de janeiro a 04 de fevereiro: 1 caixa de leite ou lata de leite em pó

NOROESTE – A abertura do projeto Verão Maior Paraná 2023/2024 aconteceu quinta-feira (28) na praça de Porto São José. O evento iniciou com uma aula de dança dos profissionais que irão atuar nas atividades físicas durante a temporada e contou com a presença de autoridades locais.

A prefeita de São Pedro do Paraná, Neila Fernandes, falou sobre a importância de receber novamente o Verão Maior Paraná, para a economia e o turismo no município. “Esse projeto, no ano passado, já deu uma repercussão maravilhosa. Esse ano, muito mais ainda, a parceria com o Governo do Estado, juntamente com as secretarias de turismo, de esporte e de cultura, está sendo muito bom para o nosso município”.

“O governador Ratinho tem olhado para os pequenos municípios. Esse projeto vem fomentar o comércio, o turismo e todo mundo acaba ganhando.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

  • Paraná desenvolvimento
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.