Sanepar investe R$ 57 milhões em Toledo para universalização do saneamento ainda em 2024

Construção da nova estação de tratamento contribui para universalização do saneamento em Toledo

A estação de tratamento Rio Toledo está sendo ampliada e mais de 70 quilômetros de tubulações implantadas. Os investimentos de R$ 57 milhões da Sanepar em obras de esgotamento sanitário em Toledo vão elevar o índice de atendimento a 90% da população do município até o fim deste ano, o que irá antecipar em nove anos o cumprimento da meta de universalização do saneamento. As obras aumentam a extensão da rede coletora e a capacidade de tratamento do esgoto na cidade.

Na Estação de Esgoto Rio Toledo, estão em fase final as obras que irão ampliar em 50% a capacidade de tratamento da unidade, passando de 100 litros por segundo para 150 litros por segundo. A ETE também terá um processo de tratamento mais moderno e eficiente, preservando a qualidade da água do Rio Toledo.

Em tubulações, estão sendo executados 61 quilômetros de rede coletora, além de 11, 4 km de tubulações auxiliares e uma unidade de transbordo de esgoto que terá capacidade para bombear 54,4 litros por segundo. Desde outubro de 2023, quando se iniciaram as obras, foram assentados 72% das tubulações.

Esse novo conjunto de redes e a unidade de transbordo irão atender mais de 4 mil novas moradias dos bairros Panorama e São Francisco, além de permitir que loteamentos que já possuem rede instalada sejam beneficiados com o serviço. A estimativa da Sanepar é de que existam cerca de 30 quilômetros de tubulações que serão incorporadas ao novo sistema de coleta pública. 

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirma que a Companhia tem intensificado os investimentos para a acelerar o cumprimento da meta do marco legal de saneamento, que prevê 90% de esgotamento sanitário até 2033. Atualmente, a Sanepar atende 80,4% da população no estado com coleta e tratamento de esgoto e 100% da população urbana com água potável.

Compartilhe este artigo