Simepar
Veja como fica o tempo no Paraná
Nesta quarta-feira (03/01/2024) o ambiente continua sujeito a chuvas sobre o Paraná, principalmente em regiões mais ao leste e norte, ainda em função da presença de um sistema de baixa pressão na altura do Sul e Sudeste do Brasil. A circulação dos ventos transportará umidade do oceano Atlântico, o que também favorecerá o desenvolvimento de áreas de instabilidade, especialmente em áreas de serra. No geral, as precipitações mais fortes ocorrem a partir da tarde nas regiões paranaenses.
O tempo se apresenta mais estável que nesta quinta-feira (04), apresentando menor chance de ocorrência de temporais. Os ventos de leste contribuirão para manter a umidade elevada no Leste Paranaense, permitindo, assim, a ocorrência de chuva fraca ao longo do dia e de pouca elevação das temperaturas. No Centro-Sul, ainda haverá possibilidade de pancadas de chuvas com trovoadas ao final da tarde, contudo, de forma localizada e passageira. Em áreas mais ao norte e oeste do estado, o sol brilhará com poucas nuvens, permitindo a elevação das temperaturas acima dos 30 °C.
Previsão do Tempo
Possibilidade de chuvas no Paraná nesta quinta-feira, 26 de dezembro
Nesta quinta-feira, 26 de dezembro, de acordo com o Simepar, a presença de um sistema frontal, que avança pelo oceano Atlântico em direção ao Sudeste brasileiro, mantém a possibilidade de chuvas também no Paraná. Condição para precipitação é mais elevada entre o leste (RMC/litoral) e o setor norte do estado. Já nas regiões oeste, sudoeste e porções ao sul, não há previsão de chuva (sol predomina). Nestas regiões faz um pouco de frio no amanhecer.
Na sexta-feira a instabilidade diminui na maior parte do Paraná. Ainda fica com muitas nuvens entre o norte, Campos Gerais e o leste do estado, setores onde não se descarta ocorrência de chuvas ocasionais. No noroeste, oeste, sudoeste e no centro-sul o tempo fica estável, com temperaturas elevadas à tarde.
Previsão do Tempo
Semana começa com sol, temperaturas acima dos 30°C, mas no Natal deve chover forte em todas as regiões do estado
No Natal (25 de dezembro) deve chover mais forte em todas as regiões, de forma isolada, devido ao avanço de uma frente fria pelo oceano, que deve aumentar a instabilidade no estado.
De acordo com a previsão do tempo do Simepar, nesta segunda-feira, 23 de dezembro de 2024, há maior presença de nebulosidade na RMC e no litoral, onde alguma chuva leve ou chuvisco ocasional pode ocorrer.
Não esquenta muito nestes setores. No interior do Paraná, teremos pouca chuva e fica abafado. O predomínio de Sol contribui para elevação mais expressiva das temperaturas (acima dos 30°C no oeste e noroeste).
Na terça-feira (24), véspera de Natal, fica abafado no Paraná, com chuvas rápidas e localizadas, especialmente entre a tarde e noite. No Natal (25 de dezembro) deve chover mais forte em todas as regiões, de forma isolada, devido ao avanço de uma frente fria pelo oceano, que deve aumentar a instabilidade no estado.
Simepar
Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais instalados no Litoral
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para a população em grandes painéis digitais instalados em pontos centrais do Litoral paranaense, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para a população em grandes painéis digitais instalados em pontos centrais do Litoral paranaense, em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A iniciativa é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), e integra o pacote de ações lançado neste sábado (21) pelo Governo do Estado para a temporada 2024-2025 do Verão Maior Paraná.
O equipamento trará também informações sobre a previsão do tempo para as próximas horas e próximos dias, detalhamento da umidade, temperatura e muitas curiosidades meteorológicas. Haverá, ainda, telas com atualizações sobre o andamento da obra da Ponte de Guaratuba e detalhes da programação de shows do Verão Maior.
Os painéis foram instalados na da praia Central de Guaratuba; no balneário Shangri-lá, próximo à arena de shows de Pontal do Paraná; e na região do Molhe de Matinhos, ao lado da Avenida Paraná. De acordo com o presidente do Simepar, Paulo de Tarso, o projeto faz com que autarquia, referência nacional em questões climáticas, esteja cada vez mais perto da população.
“As atualizações em tempo real do nosso site serão colocadas de forma dinâmica nas telas dos painéis para que todos possam ver as informações e curiosidades enquanto aproveitam o merecido descanso no Litoral do nosso Estado”, diz.
ESTRUTURA – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, situações como incêndios e secas.
No site do órgão estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. É possível consultar a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná, além de visualizar imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas).
PREVENÇÃO – Ficar atento à previsão do tempo pode ajudar nos cuidados com a saúde. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Acácia Nasr, lembra dos riscos que a exposição a altos níveis de radiação ultravioleta e a baixa umidade podem acarretar.
“A radiação ultravioleta é fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele, queimaduras solares, fotoenvelhecimento e danos oculares como a catarata e o pterígio. Já a baixa umidade pode comprometer a função respiratória devido ao ressecamento das vias aéreas”, ressalta.
“É importante lembrar que os raios ultravioleta podem refletir na areia e na água, sendo importante associar todas essas medidas”, complementa Acácia.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o verao.pr.gov.br. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
GALERIA DE IMAGENS
-
GESTÃO10 horas ago
Artur Tunes assumirá a Secretaria de Obras Públicas de Maringá
-
Prefeitura de Maringá18 horas ago
Prefeito Ulisses Maia, veta reajuste salarial do novo prefeito, vice-prefeita, secretários e vereadores para 2025 aprovados pela Câmara de Maringá
-
Emprego11 horas ago
Paraná é 3.º estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro: 167 mil vagas
-
Governo do Paraná18 horas ago
Estado repassou R$ 8 milhões aos municípios em situação de emergência em 2024
-
Aeroporto de Maringá2 dias ago
Silvio Barros anuncia Gustavo Silva para a direção do Aeroporto Regional de Maringá
-
Geral20 horas ago
Em 2024, Governo do Paraná investiu mais de R$ 250 milhões em segurança alimentar
-
Paraná20 horas ago
Vai chover? Temperaturas passam dos 30°C, confira na previsão do tempo, confira detalhes
-
Procon-SP2 dias ago
Saiba quando uma loja é obrigada a trocar o seu presente